Prefeitura de Monlevade realiza Conferência de Saúde

Publicado em: 21/10/2013 09:54

Prefeitura de Monlevade realiza Conferência de Saúde

Neste fim de semana, a Secretaria Municipal de Saúde e o Conselho Municipal de Saúde realizaram a XI Conferência Municipal da Saúde. O encontro ocorreu na Associação dos Aposentados e Pensionistas de João Monlevade e contou com a participação de profissionais da saúde, servidores, conselheiros e usuários do sistema público de saúde.

O encontro contou com palestras e debates objetivando melhorias para o sistema de saúde da cidade.

Investimentos para a Saúde

Durante a abertura da XI Conferência de Saúde, foram citadas ações e os esforços da Administração Municipal para garantir saúde de qualidade à população monlevadense, incluindo repasses do Governo do Estado para aquisição de equipamentos, realização de exames e pagamento de médicos plantonistas.

João Monlevade recebeu a notícia de que será completada com investimentos federais na área da saúde. Através da Portaria nº 2.081, de 23 de setembro de 2013, estão garantidos ao município recursos na ordem de R$1.830 milhão para a construção de duas UBS’s tipo 3 (R$659 mil cada) e uma UBS tipo 2 (R$ 512 mil). Estas unidades serão erguidas no bairro Santa Bárbara, entre as avenidas Issac Cassemiro e Cândido Dias, no Loanda, e na esquina da Rua Barão de Cocais com a Avenida Alberto Lima, no final do bairro Nova Esperança, totalizando três novas UBS’s.

Além disso, através da Portaria nº 2.093, de 24 de setembro de 2013, João Monlevade será contemplada com a reforma das unidades básicas de saúde Padre Hildebrando, no bairro Vila Tanque (R$348.039,46), e Monlevade Centro, no Centro Industrial (R$244.888,00). Os recursos disponibilizados para as obras serão na ordem de quase R$600 mil, também oriundos do Ministério da Saúde.

Também está garantido, pelo Governo do Estado, recursos para a construção de uma UBS tipo 3 que será construída junto ao Centro Social Urbano, já que grande e urgente é a demanda por melhoria na qualidade da infraestrutura do local. O convênio deverá ser assinado em breve.

Outra boa notícia é que a Secretaria Municipal de Obras já deu início aos levantamentos para as reformas das unidades de saúde dos bairros Laranjeiras, Santo Hipólito e Novo Cruzeiro, sendo este último mais adiantado, para os quais já há recursos garantidos.