Marc Meyers lança livro em Monlevade

Publicado em: 07/10/2013 14:27

Marc Meyers lança livro em Monlevade

Na quinta-feira, 3, o Professor Marc Meyers lançou o livro “A Dama e o Luxemburguês” em João Monlevade. O evento, patrocinado pela Usiminas, ocorreu no Auditório da Inspetoria do CREA e contou com o apoio da Prefeitura Municipal de João Monlevade e da Fundação Casa de Cultura.

Na obra, Marc Meyers narra a trajetória de vida e morte do engenheiro luxemburguês Louis Jaques Ensch e de sua esposa. Dr. Ensch, como era conhecido pelos operários das usinas de Monlevade e Sabará, foi o principal responsável pela instalação da Belgo-Mineira na cidade, cuja pedra fundamental foi lançada em 31 de agosto de 1935. Falecido em setembro de 1953, em Luxemburgo, fez um último pedido: ser sepultado em João Monlevade, no que foi atendido pela esposa.

Portanto, para a nossa cidade, este livro é um grande relato histórico, recheado de dados que foram fundamentais para o nascimento da João Monlevade que hoje habitamos. A obra foi apoiada pela Lei Estadual de Incentivo à Cultura.

Durante o lançamento do livro, Marc Meyers foi homenageado pela sua ex-professora do antigo Colégio Estadual de Ginásio, Maria da Conceição Silva Mendes, e por colegas de classe em João Monlevade, dentre eles Maria Irene Neves, além de ter sido prestigiado por alunos da UEMG e UFOP, vereadores, secretários municipais e a diversos membros da comunidade.

O público pode acompanhar a apresentação musical de Rômulo Rás, quando o livro foi autografado pelo escritor. Marc Meyers também proferiu a palestra “Ciência e Ficção: Uma Vida e Dois Caminhos”, que contou um pouco da sua trajetória profissional e literária.

Em retribuição ao carinho que ele e sua família sempre receberam do povo monlevadense, Marc Meyers optou por lançar seu mais novo livro no município. Amanhã, 8, haverá lançamento da obra em Ipatinga e na sexta-feira, 11, em Belo Horizonte.

[foto1][foto2]