Adolescentes que Valem Ouro

Publicado em: 03/10/2013 10:45

Adolescentes que Valem Ouro

Projeto desenvolvido pela Prefeitura de João Monlevade segue referências

em formação de atletas e possui grande abrangência social

Desde o mês de agosto de 2013, as secretarias de Educação, Esportes e Lazer, Saúde e Assistência Social desenvolvem o Projeto “Adolescentes que Valem Ouro”.

Um dos objetivos do programa é interpretar o processo de formação esportiva, partindo da concepção de mundo das crianças e tendo em conta os aspectos biológicos, psíquicos, sociais, históricos e pedagógicos que determinam o desenvolvimento do atletismo e da educação física como áreas esportivas, além de formar entre os adolescentes o hábito da prática do esporte, fomentando o amor e o respeito à pátria e a importância do empenho em busca de um comportamento social de acordo com os princípios da nossa sociedade.

O trabalho é planejado com uma proposta de formação integral, na qual o desenvolvimento dos alunos nas provas é direcionado por uma formação multilateral, ou seja, todos passam por todas as provas sem se especializar-se, seguindo desta forma o que há de mais moderno em formação esportiva. Todo trabalho é conduzido com muito critério para não queimar etapas na construção motora dos alunos envolvidos.

Cerca de 100 adolescentes atendidos são organizados em duas turmas, sendo uma das regiões do Novo Cruzeiro, Estrela Dalva e Nova Monlevade e outra dos bairros Promorar, Loanda e Laranjeiras. Eles possuem faixa etária entre 11 e 14 anos e são, sobretudo, de camadas mais carentes e de escolas públicas, dando oportunidade ao enquadramento e ascensão social dos selecionados. A Administração Municipal planeja expandir o projeto para adolescentes de outras regiões da cidade.

As atividades ocorrem duas vezes por semana, na pista do Estádio Louis Ensch, e são desenvolvidas pelo professor de Educação Física e coordenador do projeto, André Magalhães Queiroz, da Secretaria Municipal de Educação, e pelo monitor Celso Clemente, da Secretaria Municipal de Esportes e Lazer. Os adolescentes passam, ainda, por acompanhamento médico, realizado pela Secretaria Municipal de Saúde, e apoio de psicólogos e assistentes sociais, disponibilizados pela Secretaria Municipal de Assistência Social.

O modelo do “Adolescente que Valem Ouro” é baseado em outros projetos do país, como o do Instituto Vanderlei Cordeiro de Lima (IVCL) em Campinas, que hoje é um centro de referência não só de formação de atletas, mas também com grande abrangência social. Ele é baseado, ainda, em escolas de formação esportiva de Cuba.