Acessibilidade
A+
A-
Contraste
Retornar acessibilidade

Marc Meyers lança livro em Monlevade

 

Publicado em: 01/10/2013 09:01

Whatsapp

 

Marc Meyers lança livro em Monlevade

Na próxima quinta-feira, 3, o escritor Marc Meyers lançará em João Monlevade o livro "A Dama e o Luxemburguês". O evento ocorre às 19 horas, no Auditório da Inspetoria do CREA, localizada na Rua Maria Antonia Cota, 91, bairro JK, em João Monlevade.

Durante o lançamento, quando o livro será vendido e autografado, haverá também a palestra Ciência e Ficção: Uma Vida e Dois Caminhos, além de apresentação musical com Rômulo Ras.

Em retribuição ao carinho que ele e sua família sempre receberam do povo monlevadense, Marc Meyers optou por lançar seu mais novo livro no município. Nesta obra, Marc Meyers se declara monlevadense, apesar de não ter nascido na cidade. Ele esteve na cidade em julho deste ano e conheceu as novas instalações da Fundação Casa de Cultura.

Currículo e informações do escritor:

O Professor Doutor Marc André Meyers, é brasileiro, natural de Belo Horizonte, nasceu em 10 de agosto de 1946, filho de doutor Henry Meyers e de dona Mariana Meyers, vindo para a cidade de João Monlevade, na primeira semana de vida. Desde criança foi fascinado pela metalurgia. É ex-aluno de escolas públicas de João Monlevade. Formou-se em Engenharia Mecânica pela UFMG e foi escolhido, no último ano, como Monitor da Cadeira de Metalurgia Física e melhor aluno dessa matéria em uma classe de oitenta estudantes. Fala cinco idiomas, possui seis cursos de graduação em Administração, em Universidades Americanas. È Doutor em Metalurgia Física pela Universidade de Denver.

 

Foi co-fundador e Diretor Adjunto do Center for Explosives Technology Research, um centro em Novo México, financiado por diversas agências governamentais e que teve um impacto considerável, neste campo de pesquisa na década de 80, tendo agido como atrator de um grupo de pesquisadores de primeira grandeza. Exerceu, também, como Diretor Adjunto e mais tarde Diretor do Institute for Mechanics and Materials na Universidade da Califórnia. As pesquisas do Prof. Meyers, estudantes, e colaboradores, que cobrem um período de 37 anos (1970-2007) tem tido repercussão global e resultaram na publicação de aproximadamente 300 trabalhos nas mais reputadas revistas internacionais, como na Acta Materialia, são mais de trinta trabalhos publicados.

Marc Meyers ocupou em sua carreira um número de postos importantes, tendo sido convidado pelo Army Research Office, agência financiadora de pesquisa do Exercito Norte Americano, para chefiar o programa de comportamento mecânico de materiais.

Após quatro viagens à União Soviética, no auge da Guerra Fria, estabeleceu fortes laços com investigadores em Novosibirsk, Krasnoyarsk, e Moscou. Em colaboração com estes cientistas publicou uma série de trabalhos. de Materiais, Escritório de Pesquisas do Exército dos EUA, Carolina do Norte.

O Professor Meyers teve extensas e importantes atividades em várias áreas: educacional, de pesquisa e de administração. Entre algumas de suas atividades mais importantes destacamos: Cientista Visitante, Japão. No Instituto de Minas e Tecnologia do Novo México, ele foi co-criador) e Diretor Adjunto do Centro para Pesquisas de Tecnologia, uma instalação acadêmica de inigualável Coordenação de pesquisas com cientistas soviéticos.

Autor de diversos livros, alguns com edições esgotadas e que têm sido usados como texto básico nos cursos de Metalurgia em diversas universidades brasileiras, e publicados nos EUA pela editora Prentice Hall, uma das mais reputadas do globo. Ele escreveu três livros que têm sido adotados como textos em universidades e laboratórios de pesquisa em todo o mundo. Estes livros foram bem recebidos pelo público (mais de 1000 citações relatadas pelo Instituto de Informação Científica - ISI) e mais de 10.000 cópias foram vendidas. Ele co-editou sete livros sendo traduzidos em português, chinês, russo e japonês. Alguns de seus livros são usados como texto e trabalho de referência em laboratórios de pesquisa e universidades em todo o mundo. O índice de citacões, de seus livros e publicações medido pelo fator h, é 28. Este número significa que 28 entre seus trabalhos tem 28 ou mais citacões. Esse número é bem elevado, levando em conta que os prêíios Nobel em Física tem um índice h que em media  é de 30-40. Orientou mais de vinte teses de doutorado e recebeu apoio financeiro, em um ambiente altamente competitivo, por parte da National Science Foudation, Army Research Office, Department of Energy, Office of Naval Research, DARPA, e Lawrence Livermore National Laboratory, além de diversas indústrias, em seu trabalho de natureza mais tecnológica.

Já recebeu diversas premiações como Prêmio Humboldt de Cientista Sênior, Alemanha. Este é um prêmio internacional de muito prestígio. Aproximadamente cento e vinte prêmios de Cientista Sênior (em todas as áreas da ciência e do mundo inteiro) são dados anualmente pela Fundação Humboldt da Alemanha. É um dos poucos Brasileiros (dois ou três) a ter recebido este Prêmio, concedido no campo de Física dos Metais em recepção em que participou o Presidente da Alemanha.

Durante os últimos trinta anos, Marc André. Meyers foi financiado pelo Escritório de Pesquisas do Exército dos EUA, Escritório de Pesquisa Naval, Fundação de Ciência Nacional, Laboratório Nacional Lawrence Livermore, Laboratório Nacional Sandia, Laboratório de Pesquisas do Exército dos EUA, MITI do Japão, Fundação alemã Humboldt e Departamento de Energia. Seus programas atuais apóiam um considerável número de estudantes universitários. Aproximadamente vinte Doutorandos e muitos Mestrandos encontram-se sob a sua supervisão. Além disso, mais de dez pesquisadores de Pós-doutorado trabalharam com ele. Estas atividades de pesquisa levaram à publicação de aproximadamente 280 documentos. Cerca de sessenta das suas contribuições receberam mais de dez citações. É interessante notar que várias destas contribuições não fazem parte de seu campo de comportamento dinâmico de materiais. Isto reflete a amplidão de contribuições do Prof. Meyers.

Membro do Comitê do Conselho Internacional, X Conferência Internacional sobre Fabricação de Taxa de Alta Energia, Iugoslávia. Durante os últimos anos enveredou por nova área de investigação científica e materiais biológicos. Esta nova área , a qual ele já fez contribuições importantes explicando o crescimento e propriedades mecânicas da conchas abulhão e de um a concha fluvial encontrada na bacia amazônica. Foi também o autor do primeiro trabalho cientifico sobre as propriedades mecânicas do bico do tucano, que é um material complexo optimizado para peso e resistência a flexão. Este trabalho foi inspirado por uma viagem que o professor Marc fez a Diamantina quando adolescente. Enquanto seu pai caçava perdizes, ele se repousou em uma mata observando os tucanos nas copas das árvores. Por acaso encontrou um esqueleto. Ao levantar o bico, surpreendeu-se com o peso baixíssimo (densidade: 0,1) e relative resistencia a flexao. Este trabalho suscitou a interesse de diversas publicacoes de divulgação cientifica e um artigo foi publicado em Dezembro 2006 pela National Geographic.  Recebeu também o Premio “Distinguished Materials Scientist/Engineer” concedido pela TMS/AIME em 2003 e Fellow da ASM International.  Recebeu ainda, o Prêmio “Distinguished Career Service” da TMS (2008) por serviços prestados a esta organização.

Além de suas atividades acadêmicas, Marc A Meyers é autor de duas obras de ficção publicadas nos EUA.

Desde 1988 é    Professor de Ciência de Materiais, Universidade da Califórnia, San Diego; Estados Unidos.

Membro da Junta Científica Internacional, Conferência Internacional sobre Carregamento de Impacto e Comportamento Dinâmico de Materiais, Bremen, Alemanha. Membro do Comitê do Conselho Internacional, IX Conferência Internacional sobre Fabricação de Taxa de Alta Energia, Novosibirsk, URSS.

Indicado nas seguintes listas: Quem é Quem do Sudoeste, Homens e Mulheres da Ciência na América, Quem é Quem na Tecnologia, Quem é Quem no Mundo (2001).

Em 2008, recebeu o título de cidadão Honorário de João Monlevade, honraria proposta pela Vereadora à época Helenita Pinto Melo Lopes.

Em 2011, junto com seus irmãos, doou à Prefeitura Municipal de João Monlevade, o valor de (quinhentos mil reais) R$500.000,00 para construção do Centro Esportivo Henry Meyers, situado no bairro Estrela Dalva.