Prefeitura de Monlevade desenvolve programa de Educação Cooperativa

Publicado em: 13/09/2013 10:28

Prefeitura de Monlevade desenvolve programa de Educação Cooperativa

A Secretaria Municipal de Educação está desenvolvendo, desde o início do ano, com alunos e funcionários da Escola Municipal Cônego José Higino de Freitas, o programa Educação Cooperativa. A responsável pelo projeto é a Professora Maura Gomes Anastácio Mesquita.

O programa tem como objetivo repensar um mundo sustentável e trabalha com os alunos, em parceria com a OCEMG (Organização Central das Cooperativas do Estado de Minas), temas voltados para as questões sociais e ambientais através de textos, filmes, músicas, relatos, debates e práticas educacionais. Estimulando o pensar e o agir com responsabilidade, ele visa retomar valores e ações pautadas nos pilares da comunicação, do respeito mútuo, da solidariedade e do uso consciente dos recursos naturais para serem sujeitos “Cooparticipativos” de um mundo mais feliz e humano.

Os envolvidos no projeto têm repensado que nossa sociedade vive, hoje, uma era onde o mundo gira em torno da competitividade e dos interesses individualizados. As “novidades” no setor consumista vêm impulsionando, cada vez mais, um ser humano escravo de seus próprios ideais, incutindo nele a supervalorização do Ter para Ser.

Alunos e professores vêem o programa como uma iniciativa que desenvolve o verdadeiro sentido da cidadania e sobre os cinco sensos como aliados na prática pedagógica e na importância da cooperação e da construção de um ambiente solidário, não só na sala de aula e na comunidade escolar, mas na sociedade em que vivem.

Depoimentos dos envolvidos:

“O Programa de Educação Cooperativa propicia aos alunos e professores a vivência da cooperação por meio de estudos, atividades em grupo e troca de experiências de forma lúdica. Enfim, através dele, desenvolve-se o verdadeiro sentido da cidadania, podendo assim atuar positivamente na melhoria das condições de vida em seus vários aspectos.” Professora Maria Aparecida de Lima.

“O Programa de Educação Cooperativa se tornou um grande aliado em nossa prática pedagógica. Ele nos deu condições de desenvolver um trabalho com os alunos voltado para a importância da cooperação e da construção de um ambiente solidário, não só na sala de aula e na comunidade escolar, mas na sociedade em que vivemos, tornando um lugar melhor para todos.” Professora Alessandra de Assis Abreu.

“O Cooperativismo é um programa sobre situações de nossa vida diária. Ele nos ensina sobre os 5 sensos: Utilização, Ordenação, Limpeza, Saúde e Autodisciplina. Aplicando-os no cotidiano, podemos melhorar bastante a nossa vida e das pessoas que nos cercam. Os 5S são muito importantes. Vou levar seus ensinamentos por toda minha vida.” Aluno Michel Moreira de Souza / Turma Millôr Fernandes.

“O Programa 5S é muito legal. Eu aprendi que depois da Segunda Guerra Mundial, no Japão, o país ficou todo desorganizado. Os japoneses queriam tornar sua pátria limpa como antes.                                                                        Diante dessa situação, um japonês criou o programa 5S, que são cinco sensos: Utilização ( utilizar o que é útil), Ordenação (ordenar as coisas em seu devido lugar), Limpeza ( manter todos os lugares limpos), Saúde ( promover a higiene do corpo e da mente), Autodisciplina (estimular a observação de padrões, regras, normas, éticas e morais). Através desse programa percebemos a importância de adotar atitudes que tornem a vida mais produtiva, saudável e prazerosa.” Aluno Harley Venâncio Martins / Turma Fernando Sabino.

“O programa de Educação Cooperativa contribui para que o trabalho coletivo entre os alunos se torne mais respeitoso. As pessoas passam a se preocupar em deixar os ambientes em que vivem mais saudáveis, limpando e organizando os lugares por onde pisam. Tende a ter consciência ao utilizar os recursos naturais, aprendendo assim, reaproveitar o que é possível, selecionar o lixo e encaminhá-lo para a reciclagem. Compreendem que é preciso tratar o próximo com atenção, educação e igualdade. Com essas ações tornaremos o nosso mundo bem melhor. A minha classe está contando com o envolvimento de todos nos projetos. Dentre eles, a revitalização da horta da escola para que os alimentos aqui oferecidos sejam de melhor qualidade.” Aluna: Júlia Ferreira Marques / Turma Rubem Braga.

[foto1][foto2]