Prefeitura de Monlevade faz campanha de prevenção contra Gripe H1N1

Publicado em: 08/08/2013 10:45

Prefeitura de Monlevade faz campanha de prevenção contra Gripe H1N1

A Secretaria Municipal de Saúde, em parceria com o Governo do Estado, está empenhada em conscientizar à população acerca das formas de se prevenir contra a Gripe (Influenza) H1N1. Este ano, João Monlevade registrou dois casos da doença.

Cartazes e folhetos estão sendo destruídos em vários locais da cidade, na busca de alertar as pessoas a ficarem atentas a alguns cuidados que dificultam a transmissão do vírus.

Anualmente, centenas de pessoas morrem no Brasil por causa da gripe e suas complicações. No inverno, período mais crítico, as doenças respiratórias se manifestam mais comumente, devido ao tempo seco e frio. Por isso, a prevenção é a prática mais segura que as pessoas devem ter, ficando atentas às medidas para evitar o contágio. Os principais cuidados são:

·       Ao tossir ou espirrar, sempre cobrir a boca com as mãos ou com um lenço;

·      Não compartilhar alimentos, copos, toalhas e outros objetos de uso pessoal;

·        Evitar tocar nos olhos, boca e nariz em ambientes públicos ou antes de higienizar as mãos, pois esses são locais por onde o vírus pode entrar;

·        Lavar sempre as mãos, com sabão ou álcool em gel, especialmente após tossir ou espirrar;

·        Evitar, principalmente no inverno, aglomerados de pessoas e ambientes fechados, que são locais propícios à contaminação;

·        Manter os ambientes arejados.

Os sintomas da gripe H1N1 são bastante parecidos com os da comum: febre alta, falta de apetite, dores musculares, indisposição e tosse. Algumas pessoas também relataram dor de garganta, náusea, vômito e diarréia.

Mas, apesar da semelhança entre elas, o problema do H1N1 é que ele apresenta uma gravidade maior. Enquanto a influenza comum afeta com maior frequência crianças menores de 1 ano de idade e idosos acima de 60 anos, a nova gripe também tem atingido jovens sadios e outros grupos com certa letalidade.

Por isso, a Secretaria Municipal de Saúde pede que, em caso de suspeita, o paciente procure atendimento médico.

[foto1]