Servidores municipais recebem capacitação do Governo de Minas

Publicado em: 31/07/2013 15:44

Servidores municipais recebem capacitação do Governo de Minas
João Monlevade foi uma das 60 cidades selecionadas para participar do Programa Mineiro de Empreendedorismo e Gestão para Resultados Municipais

Nesta semana, a Prefeitura de João Monlevade recebeu a consultora do Governo do Estado, Carla Lara, que atua nos trabalhos de capacitação dos servidores públicos para participar do Programa Mineiro de Empreendedorismo e Gestão para Resultados Municipais. O objetivo deste programa é compartilhar boas práticas de gestão com os municípios mineiros, visando fortalecer a gestão pública e agregar valor às ações da administração municipal no atendimento às demandas da sociedade.

O exemplo vivido no Governo do Estado nos últimos anos  demonstra que o compromisso com o desenvolvimento, por meio de práticas de gestão pública inovadoras, do equilíbrio fiscal das contas públicas, aumento da capacidade de investimentos, melhor aplicação dos recursos públicos através de projetos e ações governamentais sólidas, é o caminho para resultados efetivos. Durante a capacitação, o Governo de Minas sugere método de trabalho, técnicas gerenciais e apoio à implantação das boas práticas.

Na segunda-feira, 29, os servidores e secretários municipais envolvidos se reuniram com o Prefeito Teófilo Torres e a consultora Carla Lara, a fim de definir inicialmente as três práticas que serão implementadas na Administração Municipal, sendo que foram escolhidas “Gestão para Resultados”, Gestão de Projetos” e “Gestão de Compras”, envolvendo as secretarias de Administração, Saúde, Planejamento e Fazenda, além dos setores de compras e tesouraria.

Ontem, 30, o secretariado, assessores e servidores das áreas envolvidas estiveram reunidos no auditório da Prefeitura, juntamente com o Prefeito Teófilo Torres e a consultora Carla Lara, para fazer um balanço dos trabalhos e salientar a importância da implementação das práticas do Programa na melhoria dos serviços públicos prestados à população.

A consultora Carla Lara parabenizou o prefeito e os servidores públicos participantes do programa, enfatizando o empenho de todos os envolvidos, já que isso foi fundamental para a seleção de João Monlevade entre as cidades que recebem a capacitação. Ela lembrou que, conforme cronograma do Governo, em setembro deste ano serão diplomados os servidores que se destacaram na dedicação aos estudos, aos trabalhos propostos e ao aprimoramento das práticas.

Em sua fala, Teófilo Torres agradeceu o empenho de todos os servidores envolvidos e salientou que esta é uma grande oportunidade para a Administração Municipal aperfeiçoar suas práticas, principalmente porque o modelo bem sucedido que o Governo de Minas desenvolveu é exemplo para diversos estados e países. “A forma de gestão adotada pelo Governo de Minas mostra a força do nosso estado. A eficiência com a qual foi desenvolvida mostra o compromisso com o desenvolvimento e com resultados. É extremamente importante ter a nossa cidade inserida neste Programa, motivo de orgulho para todos nós”, enfatizou o prefeito.

Na nossa região, além de João Monlevade, São Domingos do Prata e Barão de Cocais também foram selecionados para participar do Programa.