Monlevade receberá R$ 1,7 milhão em investimentos para a saúde

Publicado em: 11/04/2013 16:39

Monlevade receberá R$ 1,7 milhão em investimentos para a saúde

Durante a manhã de hoje, 11, a Secretaria de Estado de Saúde firmou o compromisso de repassar mais de R$ 1.700.000,00 em verbas para a saúde em João Monlevade. Várias autoridades locais e regionais prestigiaram o evento, que ocorreu no Auditório da ACIMON.

Apesar da ausência do Secretário de Estado da Saúde, Antônio Jorge de Souza Marques, justificada pelas condições climáticas que impediram a viagem de helicóptero, a solenidade ocorreu conforme o planejamento.

O Secretário foi representado pelo Superintendente de Atenção Primária à Saúde, Wagner Fulgêncio Elias, que confirmou o repasse à Prefeitura de R$ 595.800,00, provenientes do Tesouro Estadual, visando a aquisição de duas ambulâncias, dois veículos tipo van, dois veículos de serviço e um aparelho de ultra-som, com vistas ao fortalecimento técnico operacional e atendimento ao sistema único de saúde de minas gerais.

Além disso, o Hospital Margarida receberá R$ 400.000,00, para aquisição de medicamentos e contratação de serviços para a entidade, e R$ 720.000,00, para ampliação do Pronto Atendimento da unidade.

Na oportunidade, a Secretaria Municipal de Saúde repassou ao Superintendente duas demandas urgentes para a melhoria da saúde da cidade: a primeira se refere à liberação de uma Unidade Básica de Saúde, a ser construída em substituição ao Centro Social Urbano, e a outra sobre o credenciamento do Hospital Margarida para realização do Teste da Orelhinha em recém-nascido.

Wagner Elias confirmou que o Secretário de Saúde, Antônio Jorge, marcará nova data para visitar João Monlevade, já que compreende a importância do fortalecimento da saúde da cidade para melhor atendimento a toda a população. O Superintendente ressaltou que o Estado busca fortalecer o atendimento primário, de forma a desafogar o atendimento de urgência nas unidades de saúde, e que este também deve ser o objetivo da nossa cidade.

O Prefeito Teófilo Torres ressaltou que estes investimentos mostram o compromisso da Administração Municipal em buscar recursos junto ao Governo Estadual e que este é apenas o primeiro passo, de muitos, na busca pela melhoria da saúde em João Monlevade. Teófilo endossou que a intenção da Administração Municipal é realmente fortalecer o atendimento primário, iniciando pela ampliação do atendimento das Equipes de Saúde da Família para toda a cidade.

O Superintendente Wagner Elias, o Prefeito Teófilo Torres e funcionários da Secretaria de Saúde seguiram para visita ao Hospital Margarida, quando foi apresentado aos presentes a estrutura, o funcionamento, os projetos e as demandas da unidade hospitalar.