Acessibilidade
A+
A-
Contraste
Retornar acessibilidade

VISA divulga resultado do LIRAA

 

Publicado em: 27/03/2013 16:06

Whatsapp

 

VISA divulga resultado do LIRAA

 

A Secretaria Municipal de Saúde, através da Vigilância em Saúde, realizou entre os dias 13 e 15 de março o Liraa– Levantamento de Índice Rápido do Aedes Aegypti. Foram encontrados 54 focos em 1.210 imóveis vistoriados, resultando em índice de  4.5. 90 % do focos foram encontrados em residências.


Os bairros com maior concentração de casos são Metalúrgico, com 12 focos, seguido do República, com 7  focos, e Mangabeiras e Vila Tanque, com 5 focos cada um.  Houve maior concentração de focos em depósitos móveis (vasos/frascos, pratos, pingadeiras, bebedouros, dentre outros), seguido de focos de lixo(recipientes plásticos, garrafas, latas) e sucatas em ferro-velho.


Embora, o índice atual seja menor que o divulgado em janeiro de 2013, que foi de 4.9, é importante ressaltar a necessidade da colaboração de todos para que não tenhamos um aumento exagerado do número de casos e situação de epidemia na cidade.

 

Até o momento, são 520 casos notificados, sendo 75 positivos. Entretanto, são aguardados quase 400 resultados de exames da FUNED (Fundação Ezequiel Dias). Esta demora na chegada dos resultados se deve à situação da dengue no Estado, já que a FUNED é responsável pela análise dos exames de todas as cidades mineiras.

 

A VISA intensifica em todo o município medidas de combate e prevenção à dengue. Entre as ações estão agendadas palestras educativas na Escola Estadual Rúmia Maluf, no dia 2, às 8 e às 14 horas, e na Escola Estadual Alberto Pereira Lima, sendo no dia 3 às 9h45 e no dia 4 às 7 horas. Está previsto ainda a realização de mutirão de limpeza no dia 6 de abril, no Bairro Boa Vista, e blitz educativa em semáforos da cidade. As residências que estiverem fechadas durante a semana deverão ser visitadas pelos agentes nos finais de semana, quando será realizada pulverização intercostal nos locais com maior número de notificações e focos.

 

Os principais sintomas da dengue são febre, dor de cabeça, dor retrorbitrária (atrás dos olhos), manchas vermelhas no corpo e dor nas articulações. A orientação da Secretaria de Saúde é para que os casos suspeitos procurem imediatamente atendimento médico, já que se tem diagnosticado viroses com sintomas semelhantes aos da dengue.

 

A VISA pede que a comunidade denuncie lotes, casas e terrenos que estão fechados para que os proprietários sejam notificados e providenciem a limpeza e a manutenção necessária através do telefone 3851-8100, procurar o setor de Posturas.  As situações de risco podem ser denunciadas através do telefone 3852-3021.