Secretaria de Saúde mobiliza atendimento no PA para casos suspeitos de

Publicado em: 18/03/2013 16:06

Secretaria de Saúde mobiliza atendimento no PA para casos suspeitos de dengue

A Secretaria Municipal de Saúde de João Monlevade está disponibilizando uma enfermeira no Pronto Atendimento para realizar triagem dos casos suspeitos de dengue. A medida é necessária para agilizar o atendimento a esses pacientes, possibilitando que os exames laboratoriais sejam realizados e o tratamento tenha início o mais rápido.
Os principais sintomas da dengue são febre, dor de cabeça, dor retrorbitrária (atrás dos olhos), manchas vermelhas no corpo e dor nas articulações. A Secretaria de Saúde pede que as pessoas que estiverem com esses sintomas procurem imediatamente o atendimento médico.
A Secretaria de Saúde entrará em contato com os municípios da região para solicitar que seja montando um plano de contingência nesses locais, a fim de que os pacientes das cidades vizinhas possam receber atendimento onde residem.

Segundo a VISA, foram notificados 310 casos suspeitos de dengue em João Monlevade, sendo que 36 estão confirmados. Ainda esta semana, a Vigilância divulgará o resultado do Levantamento de índice rápido do Aedes aegypti – LIRAa, que apontará detalhadamente a situação da doença na cidade e os locais com o maior número de focos. Esse relatório ajudará a Admisnitração Municipal a planejar novas medidas de contenção da dengue.

Para tentar evitar um surto de dengue na cidade, a VISA conta com o fumacê, que há duas semanas realiza pulverização de inseticidas para impedir a proliferação do mosquito Aedes aegypti. Segue abaixo os próximos bairros que receberão o fumacê, sempre a partir das 16 horas:
• 3ª Feira, 19/03: Nossa senhora  Aparecida e Mangabeiras;
• 4ª Feira, 20/03: Carneirinhos e Rosário;
• 5ª Feira, 21/03: Lourdes República e Aclimação;
• 6ª Feira, 22/03:  Santa Bárbara , Industrial
O fumacê já foi aplicado nas regiões dos bairros Cruzeiro Celeste, Petrópolis, Loanda, Belmonte, Novo Cruzeiro, Santa Cecília, Sion, Campos Elísios, São Geraldo, Santo Hipólito, Vera Cruz, Ernestina Graciana, Promorar e Teresópolis.

A VISA alerta que as residências que estiverem recebendo o fumacê devem estar com as janelas abertas para receber o produto. Gaiolas de pássaros e alimentos devem ser protegidos com tecidos, a fim de se evitar possível contaminação.
Como já noticiado, quase a totalidade dos focos estão dentro das residências. Por isso, a VISA pede que a comunidade denuncie lotes, casas e terrenos que estão fechados para que os proprietários sejam notificados e providenciem a limpeza e a manutenção necessária através do telefone 3851-8100, procurar o setor de Posturas.  As situações de risco podem ser denunciadas através do telefone 3852-3021, VISA.