Prefeitura e Cemig acertam parceria para implantação de projetos

Publicado em: 14/03/2013 14:23

Em encontro realizado ontem, 13, a Cemig apresentou proposta de parceria para implementação, no município, dos projetos que integram o Programa Energia Inteligente. Estiveram presentes como representantes da Cemig o Gestor do Programa Energia Inteligente, Rodolfo Monteiro, o Líder de Negócios da Região Vale do Aço, Romero José de Souza Alvares, e o Coordenador de Projetos Especiais para o Poder Público, José Firmo Júnior. O Prefeito Teófilo Torres, assessores e secretários municipais também participaram do encontro.

Rodolfo Monteiro explicou a importância social e ambiental dos projetos, destacando que João Monlevade é cidade de grande interesse da empresa devido à sua capacidade de investimento e pela Administração Municipal já ser parceira da Cemig em várias iniciativas, como por exemplo no Plano Municipal de Gestão de Energia Elétrica – Plamge, tendo se destacado entre as cidades que aplicaram a cultura do uso eficiente e seguro da energia nos prédios públicos. (matéria abaixo)

Com a adesão da Prefeitura de João Monlevade ao Programa, várias iniciativas poderão ser implementadas para beneficiar a população de baixa renda. Como exemplo, Rodolfo Monlteiro citou o incentivo à troca de lâmpadas encandescentes por fluorescentes,  substituição de eletrodomésticos antigos por modelos mais novos. Em alguns casos, a Cemig arca com os custos de susbtituição dos equipamentos.

Além disso, Rodolfo ainda destacou o apoio a entidades do município, como o Asilo, a Colônia Bom Samaritano e o Hospital Margarida, que foram beneficiados com aquecimento da água do banho por energia solar. Outras entidades também podem ser atendidas pelo Programa, conforma a necessidade de cada uma.

Os investimentos em João Monlevade poderão chegar a R$ 10 milhões no período de 2 anos. Como contrapartida aos investimentos da Cemig no município, a Prefeitura deverá trabalhar pela regularização de áreas invadidas e das ligações elétricas clandestinas existentes na cidade.

Prefeitura de João Monlevade ganha computador e melhorias nas instalações do DAE

A Prefeitura de João Monlevade foi a melhor classificada entre os municípios que aplicaram o Plano Municipal de Gestão de Energia Elétrica – Plamge, disponibilizado pela Cemig. Em todo o estado, 50 prefeituras implementaram o plano no respectivos municípios.

O Plamge consiste em capacitar servidores públicos municipais para planejar a redução do consumo de energia elétrica nas prefeituras. O objetivo do plano é aplicar, gerir e difundir a cultura do uso conscinete da energia elétrica nos prédios públicos.

Como premiação, a Prefeitura de João Monlevade recebeu um computador de última geração, com configurações específicas para monitorar e gerir a aplicação do Plano nas repartições públicas municipais. Com isso, será possível que a Prefeitura faça um melhor diagnóstico de como está sendo utilizada a energia elétrica nos prédios da Prefeitura e de que forma poderá ser gerada economia nos gastos com as contas da Cemig.

Além disso, o município recebeu o Prêmio de Saneamento, que contemplará o Departamento de Águas e Esgotos – DAE, com melhorias nas instalações elétricas do departamento.

Para o Diretor do DAE, Cleres Roberto de Souza, depois de implementada todas as melhorias nas instalações da autarquia, a economia nas contas de energia do DAE podem chegar a 30%. Essa economia deverá ser revertida em investimentos e melhoria geral no sistema de abastecimento de água em toda a cidade, já que o custo com energia elétrica consiste, hoje, em um dos maiores gastos do DAE.

O Prefeito Teófilo Torres garantiu aos representantes da Cemig a continuidade do Plamge na Prefeitura, destacando a importância ambiental e econômica do Plano para o município, já que o uso consciente da energia elétrica possibilita até mesmo que o dinheiro público economizado na conta de energia seja investido em diversas áreas na cidade.