Prefeitura contra a Dengue

Publicado em: 07/02/2013 10:17

Prefeitura continua atuando contra Dengue em Monlevade

A Vigilância em Saúde – VISA – continua realizando intensa vistoria nos bairros da cidade. Os agentes estão visitando empresas, residências e lotes para verificar a situação e instruírem a população da necessidade de se combater locais que possam acumular água e de como prevenir a proliferação e combater os focos da Dengue.

Vários moradores denunciaram a situação do antigo Clube ACM, localizado no bairro Alvorada, mas os agentes visitaram o local e não foram encontrados focos. Entretanto, as vistorias no clube estão sendo realizadas de 10 em 10 dias para evitar que as piscinas desativadas possam ser foco do mosquito.

A Administração Municipal está preocupada com o índice de infestação e o número de casos suspeitos na cidade e busca a conscientização da sociedade no sentido de ajudar a eliminar os focos do mosquito e evitar que o município sofra com uma epidemia. A VISA pede que a comunidade denuncie lotes, casas e terrenos que estão fechados para que os proprietários sejam notificados e providenciem a limpeza e a manutenção necessária.  As situações de risco podem ser denunciadas através do telefone 3852-3021.

Como já noticiado, quase a totalidade dos focos estão dentro das residências. Por isso, a VISA conta também com o apoio dos agentes da Estratégia de Saúde Familiar – ESF – para que, durante as visitas domiciliares, possam ajudar na conscientização das pessoas.

VISA alerta para o perigo dos caramujos africanos

Os agentes da VISA, em vistorias realizadas em diversos bairros da cidade, encontraram aglomeração dos caramujos africanos. A Vigilância pede que a população mantenha limpos quintais e lotes vagos e alerta para o perigo do molusco, que transmite várias doenças e é responsável indireto pela transmissão da Dengue, já que as conchas de caramujos mortos podem encher-se de água e contribuir para a proliferação do Aedes aegypti.

Para combater os caramujos é indispensável que se utilize luvas ou sacos plásticos para evitar o contato direto. Sobre eles deve ser colocado sal, pó de cal ou cloro. Também podem ser esmagado. É preciso ainda destruir os seus ovos no solo. Uma boa oportunidade para combatê-los é durante as chuvas, já que é comum observarmos os caracóis subindo pelas paredes no período chuvoso.

O local infestado pelos caramujos deve ser monitorado por pelo menos três meses para verificar se há reinfestações. O combate químico não é indicado, já que o molusco é resistente a vários pesticidas. Além disso, o produto pode contaminar o solo, a água e até o lençol freático, podendo levar à intoxicação de animais e do ser humano.

O caramujo africano é um molusco que, na fase adulta, pode chegar a 10 cm de concha e 100 g de peso total. É uma espécie extremamente prolífica, alcançando a maturidade sexual aos 4 ou 5 meses. O molusco é hermafrodita e pode realizar até cinco posturas por ano, podendo atingir de 50 a 400 ovos por postura. É ativo no inverno, resistente ao frio e à seca. Normalmente passa o dia escondido na concha e sai para se alimentar e reproduzir à noite, ou durante e logo após as chuvas.