Prefeitura divulga números da dengue em Monlevade

Publicado em: 30/01/2013 14:20

Prefeitura divulga números da dengue em Monlevade

[foto1]

A Vigilância em Saúde realizou levantamento sobre a situação da dengue em João Monlevade e os números preocupam.

São 29 casos suspeitos e 5 confirmações da doença no município. No período de 15 a 17 de janeiro, os agentes visitaram 1.182 imóveis e foram encontrados 58 focos do mosquito, sendo 57 em residências e 1 em terreno baldio. Segundo o LIRAA (Levantamento de Índice Rápido do Aedes Aegypti), Monlevade está com o índice de infestação em 4,9%. O Ministério da Saúde classifica até 1% como baixo risco, entre 1,0 e 3,9% como médio risco e acima de 3,9% como alto risco.

Foram localizados 10 focos em Carneirinhos, seguido do bairro Loanda com 7, Industrial com 5, Lucília e Vera Cruz com 4, Lourdes, Palmares e Nova Monlevade com 3, Rosário, República, Novo Cruzeiro, Boa Vista e Sion com 2 e Mangabeiras, Laranjeiras, Promorar, Satélite, ABM, Cruzeiro Celeste, Petrópolis, Cidade Nova e Santa Cecília com 1 foco.

A Prefeitura está empenhada em minimizar essa situação e evitar que o município sofra com uma epidemia. Para isso, serão contratados novos agentes de endemias que, somados aos que já atuam no combate à dengue na cidade, vão auxiliar e informar à população da necessidade de se combater locais que possam acumular água.

Além disso, no último sábado, 26, a Visa realizou uma ação em sinais de trânsito em Carneirinhos, com faixas e panfletos, buscando conscientizar sobre a doença. Também está sendo realizado nessa semana um teatro infantil na Colônia de Férias do Social Clube sobre como se combater a dengue.

Saiba mais sobre a dengue

São quatro tipos diferentes de vírus. A dengue simples é considerada uma patologia branda e se assemelha a uma síndrome gripal. O enfermo sofre com febre elevada, fortes dores de cabeça e musculares, acompanhadas de erupção cutânea.

A dengue hemorrágica se manifesta pelo aumento do volume do fígado, fortes variações de humor (irritabilidade, cansaço e letargia) e hemorragias pelo corpo. Sem um tratamento intensivo, a dengue hemorrágica causa uma morte a cada cinco casos. Os óbitos são mais frequentes em bebês de colo e crianças pequenas.

Uma infecção curada de dengue confere ao paciente imunidade contra o tipo de vírus responsável pela sua enfermidade. Entretanto, a cada contágio com um novo tipo, os sintomas são mais intensos e o risco de se desenvolver a dengue hemorrágica é mais alto.

O mosquito da dengue leva de 7 a 10 dias para passar do ovo à fase adulta. Por isso, a Prefeitura convoca toda a população para não deixar acumular água em latas, embalagens, copos plásticos, tampinhas de refrigerantes, pneus velhos, vasinhos de plantas, jarros de flores, calhas, lajes, garrafas, caixas d´água, tambores, latões, sacos plásticos e lixeiras, dentre outros. O único modo de se acabar com a dengue é limpar e retirar tudo o que possa acumular água e oferecer risco. Em média, 90% dos focos são encontrados em residências.

A Prefeitura, juntamente com a Vigilância em Saúde, pede o apoio da população nessa luta contra a doença. As situações de risco podem ser denunciadas pelo telefone 3852-3021.

A dengue pode roubar momentos importantes do seu dia e, até mesmo, a sua vida.