Caminhada Ecológica no Parque do Areão

Publicado em: 14/05/2012 08:57

Neste sábado, 19, a partir das 8h, a Prefeitura de João Monlevade vai promover a I Caminhada Ecológica no Parque Natural Municipal do Areão. Serão realizadas diversas atividades no local como trilha ecológica adaptada para deficiente visual, mostra de artesanatos, plantio de mudas, rua de lazer, apresentações musicais e orientações sobre saúde e meio ambiente. O evento tem como objetivos promover o turismo do local, sensibilizar a população quanto a importância do desenvolvimento sustentável, apoiar e incentivar a cultura, propiciar troca de conhecimento e experiência, desenvolver ações sociais e realizar atividades de caráter socioeducativo e de preservação do meio ambiente.

[foto1]

Mascote

O Parque do Areão ganhou como mascote a Maritaca, ave parecida com o papagaio, porque o local é um berçário da espécie. A maritaca é um termo popular utilizado para denominar espécies de aves da família dos psitacídeos, encontradas em diversas regiões do país, com forte predominância em lugares cobertos pela Mata Atlântica. A maritaca, mascote do Parque do Areão, fez sua estréia no folheto da I Caminhada Ecológica no Parque do Areão, que convida todos os monlevadenses para participar das atividades realizadas no evento.

[foto4]

Caminhantes da Estrada Real

A Caminhada Ecológica contará com a presença das "Caminhantes da Estrada Real", grupo formado por mulheres que percorrem os trechos da Estrada Real divulgando a cultura dos municípios por onde passam. As Caminhantes executam programas sociais e palestras educativas.

[foto2]

Parque Natural Municipal do Areão

O Parque do Areão abriga fauna e flora diversificadas. Criado pela Prefeitura de João Monlevade por meio do decreto municipal nº 034, de 22 de março de 2012, com área de 24,44 hectares, está localizado na região central da cidade, entre os bairros Lucília, Lourdes, São Geraldo e Satélite.