Bairros Vila Tanque e Areia Preta ganham equipe de ESF

Publicado em: 05/03/2012 09:16

Os bairros Areia Preta e Vila Tanque contam, desde fevereiro, com uma equipe de Estratégia de Saúde da Família (ESF). Antes, um só grupo dos profissionais tinha que atender também aos bairros da região Monlevade Centro. A equipe foi apresentada formalmente aos moradores na última sexta, 2, no Centro de Saúde Padre Hildebrando, no bairro Vila Tanque, e é formada por cinco agentes comunitários de saúde, técnica de enfermagem, médico e enfermeiro.

A mudança era solicitada pela comunidade desde 2004, e se tornou realidade na atual administração, após estudos da Secretaria Municipal de Saúde. O chefe do Executivo declarou que a formação da equipe é mais um sinal do quanto a atual gestão se preocupa com a saúde da população. “É mais um avanço na busca constante por mais qualidade de vida”.  O prefeito também mencionou outros investimentos na Saúde, como os que proporcionaram a oferta de mais especialidades e procedimentos no Pronto Atendimento Municipal (PA).

A secretária de Saúde, Polliana Prandini, explicou que o atendimento aos dois bairros será otimizado. Para isso, Areia Preta e Vila Tanque foram divididos em micro-áreas.

Até 2009, o município contava com 12 equipes de ESF, sendo que sete delas estavam completas. Atualmente são 14 equipes completas.

Ação da Prefeitura é elogiada pela comunidade

Durante a apresentação da equipe do ESF, muitos foram os comentários dos moradores agradecendo à Prefeitura pela melhora no atendimento. A dona de casa Judith Vieira Cota, 95, elogiou. “Foi muito bom para o bairro. Todos atendem muito bem e me ajudam a manter a saúde em dia”.

Opinião semelhante teve a contadora Adelaide Magalhães Veiga Ferreira, 51, “O investimento foi muito bom, um grande passo. O atendimento é bom, e vai melhorar ainda mais. A decisão da Prefeitura foi 100% acertada”.

[foto1][foto1][foto1][foto1]O aposentado Bartolomeu Paes de Almeida, 76, disse que a saúde melhorou na atual administração e parabenizou os profissionais do ESF. “O atendimento da equipe é muito humano, os profissionais realmente se preocupam com os pacientes. Daqui pra frente só vai melhorar”, opinou.