Mais de 7 mil pessoas comparecem ao 3º Pré-Folia

Publicado em: 13/02/2012 17:46

[foto1] [foto2] [foto4] [foto3] [foto5] [foto6]

Mais de 7 mil foliões agitaram o 3º Pré-folia, na Praça do Povo, em Carneirinhos, no último fim de semana, segundo estimativas da Fundação Casa de Cultura e Polícia Militar. A festa se destacou pela infraestrutura, segurança e tranquilidade do público.

A abertura no sábado, 11, contou a agitação da Big Banda Braw’s, de Monlevade, que tocou as marchinhas de carnaval. Em seguida, a banda Swingueira surpreendeu com seu repertório animado e com muito axé até as 3 horas da madrugada.

No domingo foi a vez das crianças se divertirem na matinê. Na praça havia brinquedos, distribuição de guloseimas e no palco a animação da Big Banda Braw’ s.

Desfile de blocos

No início da noite de domingo, o Pré Folia alegrou o público com os desfiles de blocos, muitos deles surpreendendo os foliões. O desfile dos sete grupos começou nas proximidades do INSS e se encerrou na praça do Povo. O prêmio de R$2,4 mil foi patrocinado pela Associação dos Barraqueiros.

O bloco “Vai quem quer”, do bairro Belmonte, conquistou o prêmio de R$1 mil, que foi entregue pelo prefeito Gustavo Prandini. O ponto forte destacado pelos jurados (Carla Lisboa, Afonso Torres, Wilson Carlos Dias e Lutécia Mafra) foi a criatividade na elaboração do samba-enredo, a confecção das fantasias e a bateria.

O grupo “Tambores do Morro” (região Novo Cruzeiro), que já havia participado no ano passado, ficou em segundo lugar e levou R$ 600, seguido por “Folia Arco-Íris” (Grupo da Terceira Idade) R$ 400, “Me puxa que eu te pego” R$ 250 (comunidade) e “Nos 60 eu tô que to” (Grupo da Terceira Idade) R$ 150. O bloco “Upa, nesse bloco eu vou” (Secretaria de Saúde) ficou em 6º lugar e Universitário em 7º lugar.

A 3ª edição do Pré-folia foi encerrada com o animado show da batucada do Treme-Terra, de BH, que agitou o público até 0h40. “Graças a Deus tivemos uma bela festa. Com muita tranquilidade e alegria, crianças, jovens, adultos e grupos da terceira idade se divertiram nestes dois dias de festa”, afirmou o prefeito.

O chefe do Executivo ainda destacou que o público vem demonstrando a aprovação do carnaval de rua. “Estamos resgatando o valor da nossa gente. No passado, tínhamos diversidade de grupos e escolas de samba e aos poucos já estamos despertando o interesse da nossa população em valorizar a nossa festa de carnaval”, declarou.

Público aprova o Pré-folia

O Pré-folia foi ao encontro das expectativas do público, que lotou  parte da avenida Wilson Alvarenga, em Carneirinhos, e a praça do Povo. A microempresária, Edna Aparecida Couto, 34, aprovou a festa. “Viemos de São Domingos do Prata e trouxemos as crianças para se divertir nos brinquedos. Gostamos muito da festa”.

A estudante Rafaela Ramos, 15, também curtiu o Pré-folia. “A festa é legal. Participei em 2011 e este ano voltei”.  Já a secretária Marlene Tavares, 49, afirmou que “a festa é ótima, uma boa opção de diversão para o povo”.

Para o aposentado Mozart Ferreira, 77, a Administração Municipal atendeu os anseios da população. “A festa é bacana. A Prefeitura acertou em garantir essa diversão para o povo”.  O estudante Gustavo Boechat, 18, falou em decisão acertada: “uma festa gratuita e antes do Carnaval é muito boa. Eu aprovo o Pré-Folia”.

Infraestrutura

Para proporcionar maior tranqüilidade aos foliões, a Prefeitura contratou 60 seguranças para os dois dias de festa. Todas as pessoas que entraram na área do evento foram revistadas com detector de metal.

Além disso, policiais militares e agentes da polícia civil também garantiram a tranquilidade das pessoas. De acordo com a 17ª Companhia Independente de Polícia Militar foi registrada apenas uma ocorrência de desentendimento de um casal durante a festa.

O evento também contou com a presença de conselheiros tutelares, Comissariado de Menores, agentes da Vigilância em Saúde (Visa) e de um posto de atendimento da Secretaria de Saúde, com a disponibilização de Unidade móvel do Pronto Atendimento (PA) Municipal.

Saúde e Ação Social

Já os servidores do Programa DST/AIDS e do Centro Especializado de Assistência Social (Creas) utilizaram a festa como grande oportunidade para divulgar ações de conscientização. O primeiro divulgou a importância da prevenção contra doenças sexualmente transmissíveis e o segundo alertou o público sobre a necessidade de combate a todo e qualquer tipo de violência contra crianças e adolescentes.

Creas

O Centro Especializado de Assistência Social (Creas) é uma unidade de serviços de proteção social e especial (média complexidade) para atendimento a famílias e indivíduos em situação de risco pessoal e social. O serviço funciona na avenida Gentil Bicalho, 699, Carneirinhos. Telefone:3852-7301

Programa DST/AIDS

O Programa DST/AIDS oferece exames gratuitos e sigilosos de doenças sexualmente transmissíveis no Posto de Saúde Padre Hidelbrando, na rua 17,s/n, bairro Vila Tanque. Telefone:3851-1672 – 3851-2934