Acessibilidade
A+
A-
Contraste
Retornar acessibilidade

Visa alerta para os perigos da leptospirose

 

Publicado em: 21/12/2011 10:58

Whatsapp

 

A Vigilância em Saúde de João Monlevade alerta a população sobre os riscos da leptospirose. Quem teve contato com as enchentes e apresentar em um período de até 30 dias os seguintes sintomas: febre, dor de cabeça, dores pelo corpo, principalmente nas panturrilhas (batata da perna), deve procurar imediatamente a unidade de saúde mais próxima.

A leptospirose é uma doença transmitida principalmente pela urina do rato. Qualquer pessoa que tiver contato com a água ou lama contaminada poderá se infectar.

A coordenadora da Vigilância em Saúde, Kátia Guimarães, explica que se a enchente inundou a residência, é necessário lavar e desinfetar o chão, as paredes, os objetos caseiros e as roupas atingidas com água sanitária, após as águas baixarem. “A proporção é de 2 copos de 200 ml do produto para um balde de 20 litros de água. Depois da desinfecção, enxaguar o ambiente e objetos com água limpa,”ensina Kátia.

Para fazer a desinfecção é indispensávle o uso de luvas, botas ou sacos plásticos duplos nos braços e pernas.

Kátia Guimarães alerta ainda para a contaminação de alimentos e reservatórios de água que entraram em contato com a enchente. Eles devem ser jogados fora. “Nunca use água dos córregos, cisternas ou poços sem ferver ou desinfetar. Utilize somente água tratada na proporção: 02 (duas) gotas de água sanitária para 01 (um) litro de água”, orienta.