Prefeitura reajusta salários dos professores em até 52,5%

Publicado em: 14/12/2011 11:30

A Prefeitura assinou ontem, 13, o acordo que define o reajuste não-retroativo dos cerca de 500 professores da rede municipal de ensino.

Os percentuais variam de 6,61%, no nível P6, a 52,56%, no P1. Os outros são: 43,44% no P2; 34,98% no P3; 22,87% no P4 e 14,23% no P5. Assinado também pelo Sindicato dos Servidores Públicos (Sintramon), o acordo foi encaminhado ao Legislativo para apreciação na reunião desta quarta-feira, 14.

Com o acordo celebrado a Prefeitura cumpre o piso nacional da categoria que é de R$ 1.187,00 para 40 horas semanais. Na Prefeitura, com a soma de extra-classe, pó-de-giz e anuênio, o menor salário de professor será de R$ 1.604,00.

O secretário municipal de Educação, Fabrício Brandão, enfatizou a necessidade de o Governo Federal contribuir financeiramente para que os municípios possam ter condições de contemplar melhor as reivindicações econômicas dos professores. Ele lembrou que foi estabelecido o piso nacional, mas não houve acréscimo nos repasses do Fundeb realizados pela União às prefeituras.

“Estamos esperando uma definição da postura que o Governo Federal terá sobre esta questão, já que as discussões sobre isto aconteceram em todo o país”, ponderou Fabrício Brandão.

ABONO

Como parte do acordo coletivo assinado com os servidores neste ano, todos eles, inclusive os professores, podem ainda receber um abono de R$ 200,00 em janeiro caso a receita corrente líquida do Município atinja até 31 de dezembro o montante de R$ 128 milhões.