Concurso público: 5.957 candidatos comparecem aos locais das provas

Publicado em: 10/10/2011 14:41

As provas do concurso público para preenchimento de vagas na Prefeitura de João Monlevade foi realizada em duas etapas no último domingo, 9. Segundo dados da empresa responsável pelas provas (Consulplan) 5.957 candidatos compareceram para a realização das provas que foram aplicadas nas escolas Luiz Prisco de Braga, Cônego Higino de Freitas, Centro Educacional, Israel Pinheiro, Kennedy, Louis Ensch e Fundação Comunitária Educacional e Cultural de João Monlevade. Ao todo, 6.549 candidatos se inscreveram para as 207 vagas disponíveis. Ainda de acordo com a Consulplan, 589 pessoas não compareceram aos locais das provas.[foto1]

Os cargos que tiveram maior procura foram o de vigia (39 por vaga), de secretário escolar (104 por vaga), de motorista carteira D (51 por vaga), de enfermeiro (79 por vaga), de auxiliar de serviços gerais (34 por vaga), de bioquímico (37 por vaga) e de monitor de creche (46 por vaga).

A dona de casa Marina Lage, 45, moradora do bairro Laranjeiras, foi uma das candidatas ao cargo de auxiliar de serviços gerais. Acostumada a fazer provas para concursos, ela acredita que pode ser aprovada e achou as questões fáceis.

Para Edna Aparecida Aniceto, 38, moradora do bairro Serra do Egito, o concurso pode ser considerado como uma forma para mudança de profissão. Ela já é servidora da Prefeitura e trabalha como auxiliar de serviços gerais. Edna foi uma das 394 pessoas que concorreram à vaga de auxiliar administrativo do Executivo. “Achei a prova fácil, mas as questões de informática estavam mais difíceis para resolver”, disse.[foto2]

Das 207 vagas disponíveis, 17 são destinadas às pessoas com deficiência. Portadora de necessidades especiais, a candidata Adriana Aparecida Ferreira, 39, moradora do Novo Cruzeiro, concorre a uma vaga para vigia. “Essa é uma oportunidade para inserção no mercado de trabalho. Temos que romper as fronteiras do preconceito”, definiu.

O concurso vai contar com outras etapas de avaliação - a prova escrita é eliminatória e classificatória para todos os cargos. Em uma segunda etapa, o candidato aprovado na primeira fase, fará a prova de títulos, classificatória apenas para os cargos de nível superior. A prova prática será destinada aos cargos de motorista, bombeiro hidráulico, borracheiro, carpinteiro, eletricista, mecânico, motorista carteira C, motorista carteira D, operador de máquinas e soldador.