Ação Social no bairro Novo Cruzeiro garante diversão e cidadania

Publicado em: 19/09/2011 15:49

A Prefeitura de Monlevade promoveu uma grande festa para a comunidade da região do Novo Cruzeiro com a “Ação Social”, no último dia 17, em frente à Casa do Bem Viver, na rua Nova Iorque.

Através dos projetos Centro de Referência de Assistência Social (Cras), o Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS) e o Florescer, a tarde de lazer ofereceu gratuitamente à população orientação jurídica, atendimentos da equipe de DST/AIDS, distribuição de preservativos, coleta de sangue para exames, trabalhos manuais, atividades esportivas, distribuição de mudas de árvores frutíferas, além de pipoca e algodão doce.

Outros serviços oferecidos foram 2ª via e pequenas modificações em certidão de nascimento, casamento e óbito; aferição de pressão arterial, informações sobre prevenção de hipertensão, diabetes e câncer de mama; instruções de combate ao mosquito da dengue, show de calouros, apresentações culturais, rua de lazer e oficinas.

Uma das atividades que mais chamou a atenção do público foi a presença de cães adestrados da Polícia Militar, que reuniu dezenas de pessoas durantes as apresentações na avenida Nova Iorque. Aplausos intensos e expressões de espanto diante do desempenho dos animais eram vistos nos rostos de adultos, jovens e crianças.

As donas de casa, Liliane Aparecida Lima, 31, do Cruzeiro Celeste, e Isabel da Penha Assis da Silva, 48, do Novo Cruzeiro, aplaudiram a iniciativa. “Muito bacana. Estávamos mesmo precisando deste evento”, disse Liliane. Isabel gostou da apresentação dos cachorros: “Gostei muito. Coisa linda que nunca tinha visto”.

Já a moradora do Nova Monlevade, Luciene Gonçalves, 26, levou as três filhas, além de outras cinco da vizinha. “Consegui divertir com as crianças”, comentou Luciene. O policial Anderson Ferreira Santos, 42, também marcou presença e classificou como excelente a iniciativa da Prefeitura de interagir com a comunidade.

Serviço

Cras- O Centro de Referência de Assistência Social é um espaço articulado com diversas atividades para a população da região do Cruzeiro Celeste e Novo Cruzeiro. O objetivo é promover a emancipação social das famílias, por meio da qualificação profissional. Oferece gratuitamente oficinas de manicure, culinária, trança afro e artesanato. Nos últimos dois anos, 2.490 pessoas foram atendidas pelo programa.

Creas- O Centro de Referência Especializado de Assistência Social é um programa de atendimento assistencial destinado às famílias e indivíduos que se encontram em situação de risco pessoal e social por ocorrência de abandono, maus tratos físicos e/ou psíquicos, abuso sexual, cumprimento de medidas sócio-educativas, situação de trabalho infantil, entre outras.

O objetivo do CREAS é assegurar a proteção imediata e atendimento interdisciplinar por meio da oferta de serviços especializados e continuados a famílias e indivíduos em situação de ameaça ou violação de direitos (violência física, psicológica, sexual).

Florescer- O Projeto Florescer é um programa de Medida Socioeducativa em Meio Aberto executado pela Cáritas Diocesana de Itabira em parceria com a Prefeitura de João Monlevade. Contempla as medidas de Prestação de Serviço à Comunidade (PSC) e Liberdade Assistida (LA), previstas na Lei Federal nº 8.069/90 do Estatuto da Criança e Adolescentes (ECA).

Tem como objetivos acompanhar adolescentes autores de ato infracional encaminhados pelo poder judiciário; fazer acompanhamento das famílias desses jovens; sensibilizar e mobilizar a sociedade quanto às questões desses adolescentes; possibilitar aos adolescentes e suas famílias inserção nas áreas de assistência, educação, saúde, profissionalização, esporte, lazer e cultura, entre outras; possibilitar que o adolescente reconheça e se responsabilize pelo ato infracional cometido.