“A CIDADE QUE QUEREMOS: SEJA FEITA A NOSSA VONTADE”

Publicado em: 22/05/2014 11:22

Atividades marcam comemorações da Luta Antimanicomial em João Monlevade

A Prefeitura de João Monlevade, através da Secretaria Municipal de Saúde e do Serviço de Saúde Mental – SESAMO, promove diversas atividades durante toda esta semana em comemoração ao Dia Nacional da Luta Antimanicomial. As ações têm como lema “A Cidade que Queremos: Seja Feita a Nossa Vontade”,

Na segunda-feira, 19, os pacientes atendidos pela ASSUME, Espaço de Convivência e SESAMO participaram de um desfile em Belo Horizonte, organizado pela Associação dos Usuários dos Serviços de Saúde Mental de Minas Gerais.  Na manhã de terça-feira, 20, os usuários do SESAMO apresentaram um teatro no saguão da Prefeitura de João Monlevade, prestigiado pelo Prefeito Teófilo Torres, servidores públicos, comunidade, secretários e assessores municipais, além dos usuários do serviço.

Seguindo a programação em comemoração ao Dia Nacional da Luta Antimanicomial – Por Uma Sociedade sem Manicômios, comemorado em 18 de maio, ontem, 21, ocorreu um chá poético no Espaço Convivência. Hoje, 22, haverá apresentação do CineMental, na AMEPI, com o filme O Solista, direcionado aos profissionais de saúde da cidade. Amanhã, 23, os usuários do SESAMO / CAPS II visitarão aos pontos turísticos e históricos de João Monlevade.

A Luta Antimanicomial é um movimento social que almeja uma sociedade sem manicômios e para que o cuidado com a saúde mental seja realizado em serviços de base comunitária e territorial, buscando o resgate da autonomia e a valorização da subjetividade, sendo que a melhor forma de tratamento é a compreensão e a reintegração dos pacientes na sociedade.