Dia da Luta Antimanicomial com atividades em Monlevade

Publicado em: 15/05/2014 11:52

Diada Luta Antimanicomial com atividades em Monlevade

APrefeitura de João Monlevade, através do Serviço de Saúde Mental – SESAMO,prepara para a próxima semana diversas ações em comemoração ao Dia Nacional daLuta Antimanicomial – Por Uma Sociedade sem Manicômios, comemorado em 18 demaio.

ALuta Antimanicomial é um movimento social que almeja uma sociedade semmanicômios e para que o cuidado com a saúde mental seja realizado em serviçosde base comunitária e territorial, buscando o resgate da autonomia e avalorização da subjetividade, sendo que a melhor forma de tratamento é acompreensão e a reintegração dos pacientes na sociedade.

Sobo lema “A Cidade que Queremos: Seja Feita a Nossa Vontade”, a semana serárepleta de atividades. No dia 19, os pacientes atendidos pela ASSUME, Espaço deConvivência e pelo SESAMO participarão de um desfile em Belo Horizonte/MG,promovido pela Associação dos Usuários dos Serviços de Saúde Mental de MinasGerais. Na terça-feira, 20, haverá apresentação teatral no saguão da Prefeiturade João Monlevade, a partir das 9 horas. No dia 21, quarta-feira, chá poéticono Espaço Convivência, a partir das 14 horas. Dia 22 haverá apresentação doCineMental, na AMEPI, com o filme O Solista, direcionado aos profissionais desaúde. Na sexta-feira, 23, os usuários do SESAMO / CAPS II visitarão aos pontosturísticos e históricos de João Monlevade.

Dia18 de Maio

ODia Nacional da Luta Antimanicomial busca a conscientização contra asegregação, o asilamento e internações de longa/eterna permanência deportadores de sofrimento mental, que outrora eram chamados de loucos, doidos,alienados. Essas pessoas eram tratadas de maneira diferente, sendo, muitasvezes, internadas em hospitais (hospícios) de péssima qualidade, comtratamentos sem evolução, submetidas a choques elétricos, psicocirurgia ecamisas de força, trancafiadas em celas fechadas, a fim de mantê-los longe dasociedade, tendo suas vozes caladas através de sedativos.

Essadata tem como referência o encontro de trabalhadores da saúde mental, ocorridoem 1987, na cidade de Bauru, no estado de São Paulo, que reuniu mais de 350trabalhadores na área da saúde mental, e está ligada também à experiência dedesinstitucionalização da psiquiatria desenvolvidas em Gorizia e em Trieste, naItália, por Franco Basaglia nos anos 60.

Odia 18 de Maio é a data que representa a luta dos profissionais de saúdemental, usuários e familiares pela Reforma Psiquiátrica, na busca por um paíssem manicômios.

Houveavanços, pois hoje existem tratamentos multiprofissionais mais regionalizados,com a abertura de CAPS (Centros de Atenção Psicossocial), associações deusuários, centros de convivência, internação de curta permanência em hospitalgeral, dentre outros.

Nestedia, há uma esperança de que no futuro essas pessoas sejam respeitadas em suasdiferenças e que possam realmente ser ouvidas, ir e vir, estudar, trabalhar,enfim, viver. É necessário ainda muito trabalho nesse sentido, por isso,insistentemente, famílias, usuários e funcionários da saúde mental vão às ruaspara quebrar as correntes das pessoas que insistem em manter idéias alienantes.

Hoje,graças também a esse movimento, a psiquiatria no Brasil tomou rumos diferentesdo que era até então, “separando as pessoas diferentes das normais”, quandoaqueles que têm problemas na saúde mental conseguem o seu lugar de respeitocomo qualquer cidadão.