Acessibilidade
A+
A-
Contraste
Retornar acessibilidade

Blitz do CREAS em João Monlevade

 

Publicado em: 12/05/2014 17:07

Whatsapp

 

 Blitz do CREAS em João Monlevade

 

 

A Prefeitura de João Monlevade, através da equipe do Centro deReferência Especializado de Assistência Social – CREAS, realizou na manhã dequarta-feira, 8, junto à Polícia Rodoviária Federal, uma blitz educativa naBR-381 para divulgação, aos caminhoneiros, da campanha Faça Bonito: ProtejaNossas Crianças e Adolescentes.

 Todos os caminhões que passavam pela barreira policial foramparados e abordados pelos técnicos do CREAS, que informaram sobre a campanha edivulgaram o número do disque denúncia (Disque 100).

 Essa blitz integra as ações do Dia Nacional de Combate ao Abuso eExploração Sexual de Crianças e Adolescentes, celebrado no dia 18 de maio,visando manter viva a memória nacional, reafirmando a responsabilidade dasociedade brasileira em garantir os direitos das crianças e adolescentes.

 Outra ação será na próxima sexta-feira, 16, quando uma caminhadapelo Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças eAdolescentes será realizada, com concentração às 8 horas, em frente ao HiperComercial Monlevade.

 Vamos juntos combater a violência contra nossas crianças eadolescente! Caso alguém tome conhecimento de alguma criança ouadolescente que esteja sendo vítima de violência é preciso denunciar. Assim conseguiremosromper com o ciclo de violência e poderemos proteger nossas crianças eadolescentes. A denúncia pode ser anônima, através dos telefones:

- Disque 100

- Conselho Tutelar: 3851-3032

- Delegacia Especializada: 3852-1166

- Polícia Militar: 190

- Polícia Rodoviária Federal: 3851-1837 / 191

 

 Ahistória do dia 18 de maio

Em 1973, um crime bárbaro chocou o Brasil. Seu desfechoescandaloso seria um símbolo de toda a violência que se comete contra ascrianças. Com apenas oito anos de idade, Araceli Cabrera Sanches foisequestrada em 18 de maio de 1973. Ela foi drogada, espancada, estuprada emorta por membros de uma tradicional família capixaba. O caso foi tomandoespaço na mídia. Mesmo com o trágico aparecimento de seu corpo, desfigurado porácido, em uma movimentada rua da cidade de Vitória/ES, poucos foram capazes dedenunciar o acontecido. O silêncio da sociedade capixaba acabaria por decretara impunidade dos criminosos. Anos depois houve uma grande mobilização na Bahia,quando surgiu a ideia de criação de um Dia Nacional de Combate ao Abuso eExploração Sexual Infanto-Juvenil, tendo sido o projeto sancionado em maio de2000, pela Lei 9.970/2010

 A campanha tem como símbolo uma flor, como lembrança de um dosdesenhos da primeira infância, além de associar a fragilidade de uma flor com ade uma criança. O desenho também tem como objetivo proporcionar maiorproximidade e identificação junto à sociedade, proximidade e identificação coma causa.