Acessibilidade
A+
A-
Contraste
Retornar acessibilidade

Aumento de casos de dengue acende alerta para prevenção

 

Publicado em: 24/03/2023 09:07

Whatsapp

 

Mobilização de combate ao mosquito será promovida na próxima semana

Do início de janeiro a meados de março deste ano, foram registrados 253 casos positivos de dengue em João Monlevade. Um número bastante alto se comparado com o mesmo período do ano passado, quando houve registro de apenas sete casos. O aumento de notificações no município acende um alerta para que a população redobre os cuidados de limpeza e eliminação dos focos do mosquito Aedes aegypti em seu quintal e em locais que possam abrigar possíveis criadouros.


Os dados registrados pela Vigilância em Saúde (Visa) de João Monlevade destacam que os bairros com maior incidência de casos de dengue são José Elói, Laranjeiras, Alvorada, Cruzeiro Celeste, Nossa Senhora da Conceição, Planalto, Santa Cecília, Novo Cruzeiro e Lucília. A cidade também tem um caso confirmado de chikungunya no Laranjeiras e, até o momento, não houve confirmação de infecção por zika. 
De acordo com a coordenadora da Visa, Viviane Ambrósio, é crescente o número de casos e a situação no município é preocupante. “Os números estão crescendo a cada dia. A maioria dos focos do mosquito da dengue está nas residências. Por isso, cada um deve fazer a sua parte para evitar a proliferação da doença”, alertou.


Viviane explica que a participação da população é de fundamental importância para o controle da doença. Ela destaca a inspeção na residência, com a remoção de focos de água parada no quintal ou nas calhas, além de manter caixas, tonéis e barris bem tampados. O lixo deve ser acondicionado em sacos plásticos e as lixeiras devem ficar sempre bem fechadas.  
A coordenadora explica que o Aedes aegypti circula durante todo o ano e seu monitoramento e controle ocorrem de forma contínua em João Monlevade, com intensificação das estratégias de combate no período sazonal das arboviroses, quando aumentam o calor e as chuvas. 

Ações
Diante desse cenário, Viviane aponta os trabalhos que estão sendo desenvolvidos pela Prefeitura de João Monlevade, por meio da Visa, como a implantação do Comitê Municipal de Mobilização Social de prevenção e controle das arboviroses, a intensificação de vistorias, mutirões (inclusive aos sábados), a realização de campanha de Combate à Dengue, dentre outros. 
O trabalho realizado pelos agentes de combate a endemias da Visa é constante e consiste em orientação e remoção de criadouros onde há casos positivos e suspeitos. No entanto, os profissionais relatam que não conseguem acessar diversas residências, muitas vezes porque o morador não atende, não permite a entrada do agente ou não está em casa. 

A agente de endemias Regina Santos ressalta que as pessoas precisam se conscientizar sobre os riscos da doença.  “O maior problema está dentro das casas. É preciso que os moradores nos recebam e coloquem em prática as nossas orientações. Há muitos casos de reincidência. Quando encontramos foco do mosquito, conversamos e alertamos o morador, mas há situações em que quando retornamos à casa nada mudou”, lamenta.

Mobilização
A Prefeitura de João Monlevade, por meio da Visa e do Comitê Municipal de Mobilização Social de prevenção e controle das arboviroses, vai realizar entre os dias 27 a 31 de março, uma semana de mobilização em todas as unidades de saúde do município. Também serão promovidas blitze educativas e panfletagem de informativos de combate ao mosquito para a população. 

Denúncias
Os possíveis focos de dengue podem ser denunciados pelos telefones 3859-2576 ou 3859-2575.