Mais de 600 procedimentos foram realizados no Sábado da Saúde

Publicado em: 15/03/2023 09:05

Dia 18 as ações serão ofertadas nas UBSs José Elói e Laranjeiras

No mês dedicado às mulheres, a Prefeitura de João Monlevade realizou o Sábado da Saúde em quatro postos na cidade: UBS Santo Hipólito, UBS Dr. José Nélson Fagundes (Novo Cruzeiro), Policlínica e Centro Social Urbano do Loanda. A iniciativa realizada no dia 11 teve como objetivo facilitar o atendimento às pessoas que não conseguem acessar os serviços de saúde no meio da semana. No próximo dia 18, o Sábado da Saúde será promovido nas UBSs José Elói e Laranjeiras.

Segundo levantamento da Secretaria Municipal de Saúde, no último sábado (11) foram realizadas 187 coletas de preventivo, 120 consultas médicas, 18 procedimentos de antropometria (medidas das dimensões físicas de uma pessoa), 56 solicitações de mamografias para mulheres entres 50 e 69 anos, 81 aplicações de vacinas contra Covid-19 e outras doenças, 148 testes rápidos para Sífilis e HIV.

A secretária municipal de Saúde, Raquel Drumond, avaliou positivamente os trabalhos realizados nos postos de saúde durante o evento. Ela conta que visitou todas as unidades básicas e acompanhou o planejamento realizado pelas equipes para a realização das atividades. “O evento ficou fantástico, embora não conseguimos colocar todos os postos de saúde para atender no mesmo dia. Achei muito bom a Prefeitura envolver todos os setores e assim houve uma grande participação das secretarias e deu mais visibilidade”, destacou parabenizando o trabalho de todas as equipes.

Vacinação - Além disso, segundo dados da Secretária Municipal de Saúde, 51 pessoas tiveram a oportunidade de se imunizar contra a Covid-19 em ações realizadas na escola Estadual Dona Jenny Faria (Centro) e no Ideal Clube (República) durante a Missa de Cura e Libertação.

Dengue - Também dentro da programação do Sábado da Saúde, foram realizadas ações contra a Dengue no Centro Social Urbano (Loanda), na Policlínica e também na Escola Estadual do bairro Laranjeiras. Os agentes de endemias realizaram panfletagem e orientações de prevenção contra a doença em residências do bairro.

Próximas atividades - Neste sábado (18), das 8h às 15h30, será a vez das Unidades Básicas de Saúde dos bairros José Elói e do Laranjeiras. No posto do Laranjeiras serão ofertados exames preventivos, avaliação das mamas e atendimento odontológico. No José Elói haverá coleta de preventivos, pesagem do Bolsa Família, pedidos de mamografia para mulheres entres 50 e 69 anos.