Professores participam de seminário de Educação para as relações étnico-raciais

Publicado em: 23/02/2023 08:53

Professores da rede municipal de ensino de João Monlevade participaram esta semana da primeira formação do ano letivo. Com o tema “Educação para as relações étnico-raciais”, o seminário foi promovido pelo Grupo de Trabalho para as Relações Étnico Raciais, no anfiteatro Antônio Gonçalves (Centro Educacional de João Monlevade).

Para a secretária municipal de Educação, Maria do Sagrado Coração Rodrigues, as questões étnico-raciais precisam ser tratadas com sensibilidade nas salas de aula. “O seminário foi um grande avanço na apropriação conceitual sobre o tema e é um compromisso cada vez maior da Secretaria no enfrentamento do racismo na escola”, disse.

A capacitação foi conduzida pela professora de língua portuguesa e inglesa do ensino fundamental e pós-graduanda do curso de Educação das Relações Étnico Raciais, Patrícia Aparecida Santos e pelo mestre em educação, pedagogo e jornalista, Gláucio Antônio dos Santos. Também participaram do debate o doutor e mestre em História, Paulo Roberto Almeida, o doutor e mestre em Educação, Adilson Pereira dos Santos, e o pós-doutor em língua e cultura e linguística, Clézio Roberto Gonçalves. A formação contou com a presença maciça dos professores da rede municipal, que acompanharam as palestras dos estudiosos sobre o tema.

O Grupo de Trabalho para as Relações Étnico Raciais foi instituído pela Secretaria Municipal de Educação em setembro de 2022 e conta com professores, assistentes sociais e psicólogos da rede. O objetivo do Grupo é promover uma educação com equidade racial e apresentar propostas pedagógicas que valorizem a diversidade e as diferentes culturas.