Monitoras do Rota participam de curso de formação

Publicado em: 10/02/2023 08:25

A formação visa tirar dúvidas e orientar sobre o atendimento do transporte escolar

Um grupo de 36 monitoras do transporte escolar municipal (Rota) participaram de formação ministrada pela equipe da Secretaria Municipal de Educação de João Monlevade.

A capacitação teve como objetivo repassar orientações importantes sobre diretrizes quanto ao atendimento e o controle dos estudantes que utilizam o transporte.  A formação foi ministrada pela assistente social, Elizabete Toneli, e pela psicóloga, Cibele Silva, da Secretaria Municipal de Educação, junto com a equipe da coordenação do Transporte Escolar.

De acordo com a responsável pelo setor de Transporte da Educação, Fernanda Lana, a formação foi bastante positiva e houve boa receptividade das profissionais. “Fizemos estudos de casos e simulações de situações conflitantes”, comentou.

Ainda segundo Fernanda, durante a formação foram repassadas informações sobre o atendimento, principalmente quanto ao acolhimento aos alunos menores e especiais que utilizam o transporte. Nesses casos, a prioridade é que eles se sentem nas primeiras poltronas dos ônibus para, assim, garantir a segurança de cada criança. Outro detalhe é que as monitoras tenham um controle (caderno ou outro meio), com nome e telefone dos pais e responsáveis, o que auxilia na identificação de cada estudante para qualquer eventualidade.

Dúvidas sobre o Rota

A Enscon possui um canal direto via WhatsApp para tirar as dúvidas e demais encaminhamentos sobre o Transporte Escolar, o 31 98655-0757 ou 3851-2979, no horário de 8h as 11h20 e da 13h as 16h50.

Há também o aplicativo JMBus e também o site www.enscon.com.br, para pesquisa dos horários dos ônibus e seus itinerários.

Carteirinhas
Quem ainda não fez o cadastro para obter a carteirinha do Transporte Escolar poderá fazer de três formas: ir direto na coordenação da escola em que estuda ou na Secretaria Municipal de Educação. Há também a opção pelo link Inscrição

A partir do dia 1º de março será obrigatória apresentar as carteirinhas do Transporte Escolar para as monitoras durante o embarque. O transporte é gratuito na cidade para estudantes das escolas estaduais e municipais, bem como para graduandos da Universidade Federal de Ouro Preto (Ufop), da Universidade do Estado de Minas Gerais (Uemg) e estudantes da Educação para Jovens e Adultos (EJA).

Outras informações podem ser obtidas pelo telefone da Secretaria Municipal de Educação pelo número 3852-4313.