Mais de 360 casas foram visitadas em mutirão de combate ao caramujo africano

Publicado em: 07/02/2023 08:13

Mais de 360 casas foram visitadas em mutirão de combate ao caramujo africano

Moradores foram instruídos sobre como agir para combater os moluscos

Mais de 360 residências nos bairros Laranjeiras e Metalúrgico foram visitadas no sábado (4), pelo mutirão realizado pela Prefeitura de João Monlevade para combater o caramujo africano. A iniciativa mobilizou as secretarias municipais de Saúde, Meio Ambiente, Obras e Serviços Urbanos, envolvendo 44 servidores.

Os dois bairros foram escolhidos por serem as comunidades com maior incidência de caramujos. No bairro Laranjeiras foram visitadas aproximadamente 250 casas, já no Metalúrgico cerca de 120. A maioria das visitas teve caráter orientativo, com os moradores sendo instruídos sobre as medidas a serem adotadas para combater o molusco.

Em alguns locais, os servidores da Prefeitura ajudaram os moradores a catar os caramujos. Foi o caso da dona de casa Rosângela Borges de Oliveira, 40. Quando os funcionários chegaram no endereço, ela explicou que no período de chuva a escada que dá acesso à sua casa fica infestada.

A supervisora de Endemias da Vigilância em Saúde do município (Visa), Renata Santos, esclareceu para a dona de casa que quando chove os ovos deixados pelos caramujos adultos eclodem, por isso o período chuvoso é o momento em que eles mais se reproduzem.

A forma mais eficiente de combatê-los é a catação. Após retirados do terreno, é necessário quebrar a concha do molusco e aplicar cal virgem sobre ele ou incinerá-lo. Para que os ovos colocados na terra não gerem novos caramujos é preciso jogar a cal também nos locais de infestação.

Rosângela Oliveira ficou satisfeita com as orientações. “Foi muito bom terem vindo. Eu tinha medo de mexer nesses bichos, mas eles explicaram como devemos fazer. Foi ótimo, está sendo uma benção a visita”, salientou.

Responsável pela coordenação do mutirão, a enfermeira da Visa, Patrícia Souza e Silva, considerou a ação um sucesso e destacou o papel da população no trabalho. “Visitamos muitas residências. O mais importante é que conseguimos orientar muitos moradores que não sabiam como lidar com o problema, sendo explicada a forma correta de catar e eliminar os caramujos”, concluiu.