População participa de consulta pública para elaboração  do plano de manejo do Areão

Publicado em: 12/01/2023 09:31

A proposta é que o Areão seja preservado com todo seu ecossistema e, assim, promover o uso público

A Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, promoveu  uma  Consulta Pública para elaboração do Plano de Manejo para instituir a Unidade de Conservação Parque do Areão. Os encontros foram realizados com a população na última segunda-feira (9), no auditório Leonardo Diniz, sede do Executivo e na terça-feira (10), no plenário da Câmara Municipal.

O Plano de Manejo apresenta a sistematização do conhecimento sobre o meio físico e biológico do Parque Municipal do Areão com informações características do local.  Os trabalhos foram apresentados pelo engenheiro ambiental Francis Anthony Warrener e pelo biólogo Gustavo Machado dos Santos, que integram a empresa Objetiva, responsável pelo estudo técnico da área.

Para o secretário municipal de Meio Ambiente, Samuel Domingos, as reuniões foram produtivas, principalmente com a participação da população residente no entorno do Areão.  “Agora, o próximo passo é juntar todo o diagnóstico para formulação e finalização do Plano de Manejo e, posteriormente, instituir o parque do Areão como uma unidade de conservação, conforme a legislação ambiental”, destaca Samuel.

Durante a reunião, o responsável pela pasta apresentou um breve histórico sobre o parque e os projetos que estão sendo desenvolvidos no espaço para que ele possa servir como uma área verde para a toda comunidade, assim como os que já existem em Ipatinga, Barão de Cocais e outras cidades.

Plano de Manejo - O Plano de Manejo consiste em um documento técnico que estabelece o zoneamento e as normas que norteiam o seu uso. O documento inclui aspectos como uso da área, manejo dos recursos naturais e implantação das estruturas físicas necessárias à gestão da unidade.

Já a Consulta Pública é um mecanismo de transparência e publicidade na elaboração do Plano, pois possibilita o diálogo entre a administração pública e a sociedade, e funciona como um canal de comunicação junto à população afetada diretamente.

Parque do Areão - O Parque do Areão esteve abandonado nos últimos anos e tem recebido manutenção pela Administração Municipal com limpeza, plantio de grama e mudas, revitalização do Núcleo Municipal de Educação Ambiental do Areão (Numear), iluminação, câmeras de segurança, recuperação do solo e outros. Além disso, estão sendo finalizados projetos que, posteriormente, seguirão para licitação como redistribuição da água das nascentes, cercamento do Parque e recuperação do escadão que dá acesso ao bairro Lucília.