População em situação de rua participa de almoço especial oferecido pela Casa de Passagem

Publicado em: 23/12/2022 10:41

O espírito natalino uniu servidores da Secretaria Municipal de Assistência Social  para um almoço especial oferecido às pessoas em situação de rua no município. O encontro foi realizado na última quarta-feira (22), na Casa da Cidadania, em João Monlevade, e contou com a presença de aproximadamente 35 pessoas. Além do almoço, o grupo recebeu roupas, kits de higiene pessoal e brindes.

Segundo a secretária municipal de Assistência Social, Marinete Morais, o encontro foi pensado dentro da lógica da Política de Assistência Social de entender a pessoa em situação de rua como um sujeito de direitos. Muitos deles, exatamente por estarem nessa condição, não têm a possibilidade de ter um almoço natalino. Foi um momento muito emocionante. “O encontro teve como objetivo escutar a realidade das pessoas em situação de rua, bem como criar espaço para confraternizar e agradecer pelo ano de 2022”, disse a secretária.
O almoço foi uma iniciativa dos servidores da Casa de Passagem - Albergue Municipal, vinculado ao Centro de Referência em Assistência Social (Creas) e à Prefeitura de João Monlevade.  Para a servidora da Casa, Cíntia Carvalho, as pessoas em situação de rua geralmente não têm vínculo familiar. “Eles também merecem uma confraternização, assim como nós temos com nossos amigos de trabalho e familiares”, disse.

De acordo com Marinete, no próximo ano será formalizado o Comitê de Monitoramento e Assessoramento da Política Municipal para a população em situação de rua. O Comitê é um órgão colegiado responsável pelo monitoramento e assessoramento da política pública voltada para a população em situação de rua.