João Monlevade é premiada entre as 20 melhores cidades do Brasil em Governança Pública

Publicado em: 22/12/2022 15:38

João Monlevade está entre os 20 municípios brasileiros premiados no III Prêmio Líderes e Expoentes da Governança Pública, na categoria "Secretaria de Educação Destaque da Governança Pública Nacional 2022". A premiação ocorreu durante o VI Seminário Internacional de Custos, Governança e Auditoria do Setor Público", promovido pela Universidade de Brasília em parceria com o Ministério da Educação nesta semana, em Brasília. O município recebeu o Certificado de Menção Honrosa na Governança Pública 2022. Mais de dois mil municípios de todo o Brasil participaram do Prêmio.

De acordo com o assessor de diretoria da Secretaria Municipal de Planejamento e Desenvolvimento Econômico da Prefeitura de João Monlevade, Thiago Henrique dos Santos, as primeiras conversas no Executivo em relação à implantação da Política de Governança Pública aconteceram em 2021 e o governo “comprou a ideia", mobilizando toda a equipe para que fosse possível tirá-la do papel. “Aderimos ao projeto "Sala de Situação da Educação Básica do Brasil", desenvolvido pelo Ministério da Educação em Parceria com o Laboratório de Inteligência Pública da Universidade de Brasília. Daí, tivemos a participação muito importante do procurador do município, Hugo Martins, na construção do Decreto e da secretária municipal de Educação, Maria do Sagrado Coração, que prontamente aceitou o desafio de seu setor ser o ‘piloto’ nesse extenso projeto”, afirmou.

Tiago ainda destacou que foi estruturado o Conselho de Governança como instância de tomada de decisão estratégica no que diz respeito a construção de boas práticas de gestão, pensadas a partir de diagnósticos e diretrizes propostas pelos órgãos governamentais  federais. “A nossa dedicação é constante, precisamos sempre melhorar. Mas a satisfação profissional de ver o esforço reconhecido enche o coração e a mente de vontade. Passa um filme na mente, nos lembramos de todo o esforço para chegarmos até aqui”, enfatizou.