Prefeitura dá início ao projeto “Neurologia no Dia a Dia”

Publicado em: 20/12/2022 17:03

Prefeitura dá início ao projeto “Neurologia no Dia a Dia”

Objetivo é organizar o atendimento neurológico em João Monlevade

A Prefeitura de João Monlevade deu início ao projeto “Neurologia no Dia a Dia”, com o objetivo de organizar o atendimento aos pacientes neurológicos do município. A iniciativa é do Consórcio Intermuncipal de Saúde do Médio Piracicaba (Cismepi) e abrange os demais municípios consorciados: Bela Vista de Minas, Nova Era, São Domingos do Prata, Rio Piracicaba e Catas Altas.

Na quinta-feira (15), servidores e profissionais da Atenção Primária à Saúde (APS) das seis cidades assistiram a uma explanação sobre o projeto que é coordenado pelo neurologista Tiago Alvarenga. O evento ocorreu na sede da Associação dos Municípios da Microrregião do Médio Piracicaba (Amepi).

As atividades foram divididas em dois turnos. No período da manhã, profissionais da equipe de Estratégia em Sáude da Família (ESF) do bairro Promorar e servidores do Centro Social Urbano (CSU - Loanda) participaram de um curso teórico e prático com Tiago Alvarenga. Posteriormente será agendado o mesmo treinamento para as demais equipes de ESF e unidades básicas de saúde.

No período da tarde, foi realizado um encontro com médicos, enfermeiros e gerentes de unidades de saúde dos municípios consorciados, momento em que o coordenador do programa deu mais detalhes sobre o trabalho. “É um trabalho a longo prazo. Não vamos solucionar as demandas e resolver o atendimento em janeiro”, argumentou o neurologista.

Demandas

Raquel Drumond mencionou a importância do atendimento. “É um trabalho maravilhoso que vem solucionar algumas demandas que precisam de respostas, que são os atendimentos relacionados a epilepsia, cefaleia, quedas e vítimas de AVC, visando tanto o cuidado quanto a prevenção”, concluiu.