Prefeitura realiza mobilização no mês de prevenção ao HIV

Publicado em: 07/12/2022 16:15

Dezembro Vermelho

Prefeitura de João Monlevade realiza mobilização no mês de prevenção ao HIV

A Prefeitura de João Monlevade, por meio do Serviço de Atendimento Especializado e Centro de Testagem e Aconselhamento (SAE/CTA), realiza este mês o Dezembro Vermelho, uma campanha constituída por um conjunto de atividades e mobilizações relacionadas ao enfrentamento ao HIV/Aids e às demais Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST).

Conforme dados do SAE/CTA, serviço que é referência para a microrregião de João Monlevade, área que ainda abrange os municípios de Bela Vista de Minas, Catas Altas, Nova Era, Rio Piracicaba e São Domingos do Prata, foram notificados 25 novos casos no ano de 2021.

Ao todo, a microrregião possui 265 soropositivos (pessoas vivendo com HIV). Em João Monlevade são 175 pessoas, em Nova Era 23, em Bela Vista de Minas 21, em Rio Piracicaba 20, São Domingos do Prata 18 e Catas Altas 8.

De 2007 até junho de 2021, no Brasil foram notificados no sistema de informação de agravos de notificação (Sinan) 381.793 casos de HIV, sendo 43,3% na região Sudeste. Somente em 2020, foram diagnosticados 32.701 novos casos. Em Minas Gerais foram notificados 26.371 casos de HIV no período 2007 a 2021.

Atividades

Chamando a atenção para a prevenção, a assistência e a proteção dos direitos das pessoas infectadas com o HIV, as atividades promovidas pela Prefeitura começaram no dia 1º de dezembro com Roda de conversa com grupo de terceira idade da Comunidade Vila Tanque/Areia Preta; momento informativo em Sala de Espera na Unidade Básica de Saúde (UBS) Padre Hildebrando; orientações e distribuição de material em parceria com a Abertta Saúde de João Monlevade e realização de Testes rápidos para HIV e Sífilis pela Estratégia em Saúde da Família (ESF) do José Elói.

No dia 2, foram realizados testes rápidos de HIV e Sífilis na Abertta Saúde em João Monlevade. Confira as atividades que serão realizadas nos próximos dias:

9 de dezembro - Sexta-feira

Palestra para colaboradores da Unimed João Monlevade com o tema: Prevenção às ISTs/AIDS. Palestrante: Dr. Marcello Villaméa.

10 de dezembro - Sábado

Ações de Prevenção e promoção da Saúde em parceria com a Terceira Igreja Batista e realização de testes rápidos.

12 a 16 de dezembro - Segunda a sexta-feira

Realização de testes rápidos de HIV na UBS José Nelson Fagundes, de 7h30 as 10h e de 13h30 às 16h.

12 de dezembro - Segunda-feira

Realização de testes rápidos de HIV e Sífilis na Mina do Andrade.

13 de dezembro - Terça-feira

Palestra Online para funcionários do Sesi João Monlevade com o tema: HIV/AIDS: Um Panorama histórico e Epidemiológico. Palestrante: Driele Pereira.- Enfermeira referência do SAE/CTA João Monlevade.

15 de dezembro - Quinta-feira

Momento Informativo e realização de testes rápidos de HIV e sífilis no Centro Social Urbano (CSU/Loanda), de 17h as 20h.

17 de dezembro - Sábado

Realização do Pit Stop Aids: Sensibilização sobre a AIDS em semáforos do centro de João Monlevade.

19 a 21 de dezembro - Segunda a quarta-feira

Momento Informativo e realização de testes rápidos de HIV e sífilis na UBS Cidade Nova, de 7h30 as 10h e de 13h30 as 16h.

20 de dezembro - Terça-feira

Realização de testes rápidos de HIV e Sífilis na ESF do bairro Rosário, de 7h30 as 10h e de 13h30 as 16h.

22 de dezembro - Quinta-feira

Momento Informativo e realização de testes rápidos de HIV e sífilis na UBS do bairro Novo Cruzeiro, de 7h30 as 10h