Prefeitura capacita enfermeiros, técnicos de enfermagem e agentes comunitários

Publicado em: 02/12/2022 11:50

Prefeitura capacita enfermeiros, técnicos de enfermagem e agentes comunitários

A Prefeitura de João Monlevade, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, realizou um treinamento voltado para enfermeiros, técnicos de enfermagem e Agentes Comunitários de Saúde (ACS) que trabalham no município. A capacitação ocorreu na tarde de terça e quarta-feira (29 e 30), no auditório da Prefeitura.

No dia 29, o treinamento, ministrado pela coordenação da Atenção Primária à Saúde (APS), foi direcionado somente para os ACSs e tratou do acompanhamento às gestantes, puérperas e recém-nascidos, bem como do Previne Brasil, programa nacional de financiamento da APS.

De acordo com a coordenadora da APS, Renata Caroline Bráulio de Moura, o ACS é o elo entre a comunidade e o serviço de Saúde. “Ele precisa estar capacitado para atentar às necessidades no período gestacional e fortalecer o vínculo da gestante com a equipe de Saúde, com o objetivo de prestar um Pré-natal seguro e de qualidade e um cuidado continuado para as mães e os bebês”, afirmou.

Saúde Mental

No dia 30, o treinamento foi sobre Saúde Mental. Voltado para enfermeiros, técnicos de enfermagem e ACSs, a capacitação buscou preparar os servidores municipais para bem atender pessoas em sofrimento mental nas unidades de saúde de João Monlevade. A formação foi ministrada por profissionais do Serviço de Saúde Mental de João Monlevade (Sesamo/Caps II).

A psiquiatra do Sesamo/Caps II, primeira-dama Rosângela Guimarães Ribeiro, enfatizou o cuidado que os funcionários públicos devem ter com os pacientes para não agravar o sofrimento mental que eles já estão sentindo. “Temos que levar em consideração que aquela pessoa já enfrenta um tipo de sofrimento. Não podemos submetê-la a outro sofrimento, ao atendê-la”, salientou.

Prioridade

Os treinamentos dos ACSs, enfermeiros e técnicos de enfermagem integram o plano do governo municipal de fortalecer a APS do município. A melhora do setor é vista pela atual administração como essencial para aumentar a qualidade da Saúde na cidade.

Com esse objetivo, a Prefeitura aumentou a cobertura de Estratégia em Saúde da Família (ESF) de 39% para 73,3%, disponibilizou pediatras e ginecologistas em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBSs), estendeu o atendimento odontológico nas mesmas unidades e equipou todas elas com câmaras frias, para facilitar o acesso as vacinas. Em novembro, o município inaugurou a UBS Dr. José Nelson Fagundes, capaz de atender mais de dez mil pessoas.