Prefeitura realiza última audiência sobre transporte público

Publicado em: 25/11/2022 08:19

A expectativa é que em breve seja publicado o edital para escolha da empresa que vai operar o sistema de transporte público na cidade

A Prefeitura de João Monlevade, por meio da Secretaria Municipal de Serviços Urbanos e do Setor de Trânsito e Transportes (Settran),promoveu a terceira e última audiência pública sobre a licitação do serviço de transporte coletivo no município. O encontro foi realizado na manhã desta quarta-feira (23), no auditório Leonardo Diniz, sede do Executivo Municipal. O procurador do município, Hugo Lázaro Martins, explicou que a expectativa é que dentro dos próximos 15 dias úteis, a Prefeitura já deva publicar o edital para escolha da empresa que vai operar o transporte público no município.

De acordo com a Procuradoria Jurídica do Município, a audiência teve como objetivo levar aos usuários do transporte público, para a sociedade em geral e seus representantes organizados, a possibilidade de conhecer, acompanhar, participar e apresentar sugestões ao sistema.

O consultor Ricardo Medanha Ladeira, representante da empresa Cidade Viva Engenheiros Ltda, apresentou a estrutura do projeto sobre o transporte público em João Monlevade. A pesquisa contemplou diversos pontos para melhoria do serviço apontando quais as principais dificuldades, problemas de deslocamento da população, dentre outros.

Dessa forma, foi realizado um diagnóstico com um plano operacional e um projeto básico especificando o tipo de frota, garagem, sistema de monitoramento, linhas que podem atender o município, para, assim,ser especificada no edital de licitação. “Muito mais que licitar e escolher a empresa que vai operar é importante estabelecer como vai funcionar esse contrato com regras claras, com direitos e deveres para a empresa e para prefeitura, além de organizar a gestão”, explica o consultor.