Prefeitura alerta população para que redobre cuidados contra a Covid-19

Publicado em: 23/11/2022 08:46

Prefeitura de João Monlevade alerta população para que redobre cuidados contra a Covid-19

A Prefeitura de João Monlevade, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, recomenda a população a redobrar os cuidados contra a Covid-19. Um alerta foi emitido pelo Ministério da Saúde, que registrou no país um aumento de 120% de casos de coronavírus entre os dias 6 a 11 de novembro, em relação à semana anterior. Os dados constam em nota técnica do Ministério que cita a circulação de nova variante da doença no Brasil.

A exemplo do que ocorre em todo o país, em João Monlevade, os números de casos positivos registrados da Covid-19 também aumentaram. Em outubro, o município contabilizou 17 casos durante todo o mês. Com 21 dias, novembro já tem 51 casos.

Vacina em dia

Embora a nota do Ministério da Saúde afirme que “neste momento, não há dados epidemiológicos que sugiram um aumento na gravidade da doença”, a secretária municipal de Saúde, Raquel de Souza Paiva Drumond, pede que a população fique atenta aos cuidados para combater a Covid-19, principalmente com a vacinação.

Essa também é a recomendação da coordenadora da Vigilância em Saúde (Visa), Viviane Ambrósio. “É de vital importância que as pessoas completem o esquema vacinal da Covid com as doses de reforço”, salientou.

Atualmente, 89% da população vacinável da cidade tomou a segunda dose da vacina. Já as demais doses de reforço, 65,6% dos adolescentes e adultos tomaram a terceira dose e 47,65% dos trabalhadores da saúde e adultos com 40 anos ou mais, tomaram a quarta dose. A Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais, por enquanto, não autorizou a quarta dose para pessoas de outras faixas etárias em todo o Estado.
Máscaras e testes

Raquel Drumond também destacou a importância do uso das máscaras. Conforme o decreto municipal 57/2022, de 13 de abril, o item é obrigatório em todos os estabelecimentos de prestação de serviços de saúde, ou em casos sintomáticos não confirmados, positivos independente de sintomas e para indivíduos que tenham tido contato com pessoa testada positivo. A Prefeitura não publicou novo decreto sobre uso de máscara, mas avalia o atual cenário pandêmico e não descarta mudanças.

A secretária de Saúde argumenta que mesmo não sendo obrigatório, as pessoas devem usar máscara de forma adequada em ambientes fechados ou pouco ventilados ou com aglomerações, “principalmente os grupos de maior risco que são os imunossuprimidos, idosos e gestantes”, declarou.

Outro cuidado citado por Raquel Drumond é fazer o teste da Covid, quando surgirem os sintomas da doença. “E se for positivo manter-se isolado conforme orientação médica, porque isso ajuda a diminuir a cadeia de transmissão do vírus”, disse. A Prefeitura faz a testagem gratuita de segunda a sexta-feira, de 13h as 16h, no Laboratório Municipal, localizado no primeiro andar do prédio da Secretaria de Saúde.

Demais cuidados

Por fim, a secretária sugere que as pessoas mantenham um controle rígido das condições clínicas como hipertensão e a diabetes e procurar manter hábitos saudáveis como alimentação e atividade física, cuidados com o sono e ingestão de água.