João Monlevade registra 90 mm de chuva e 45 ocorrências em 24 horas

 

Publicado em: 17/11/2022 09:26

Whatsapp

 

João Monlevade registra 90 mm de chuva e 45 ocorrências em 24 horas
Cidade registrou vários danos e administração municipal adia Festival Baobá

A Defesa Civil de João Monlevade afirmou que nessa terça-feira (15) choveu na cidade 90mm em apenas 40 minutos. O alto índice provocou uma série de danos por todo município e afetou principalmente os bairros Laranjeiras, Loanda, Metalúrgico, Santa Cruz, Centro Industrial, São Benedito, Rosário, Boa Vista, São Jorge, José Elói, Jacuí, Belmonte, Tanquinho I e Baú. 

Em 24h, a Defesa Civil registrou 45 ocorrências. A maior parte é relacionada a queda de taludes, muros e postes. Além de dez pontos de inundações entre ruas e casas. Carros ficaram ilhados no bairro Baú e 11 famílias precisaram deixar as suas residências. Apenas uma está abrigada temporariamente na Casa de Passagem (albergue municipal). As demais foram acolhidas em casa de parentes. Seis famílias desalojadas são do bairro Metalúrgico, duas do Loanda e as demais do São Benedito, Belmonte e Santa Cruz.

A chuva atingiu ainda prédios públicos como o Velório Municipal, a Secretaria de Saúde e o presídio. Também há registros de entrada de água em lojas no centro do bairro Carneirinhos. 

O trabalho da equipe de limpeza está concentrado nos bairros mais atingidos pelas chuvas e também nas avenidas principais da cidade. 21 máquinas como caminhões-pipas, basculantes, escavadeiras, retroescavadeiras e carregadeiras são usadas como apoio para remoção de lama, entulhos e galhos de árvores. Após a limpeza pesada, as ruas seguem sendo lavadas. Cerca de 80 pessoas da administração direta e colaboradores ajudam na operação. 

O abastecimento de água por toda cidade também está comprometido por conta das chuvas. Vários picos de energia elétrica na rede, somados à grande turbidez das águas do Rio Santa Bárbara (onde ocorre a captação) impossibilitam o tratamento e a distribuição de água no município. Diante da situação, o Departamento de Águas e Esgotos (DAE) pede que a população armazene e use de forma consciente a água tratada.

Festival Baobá suspenso

A administração não está medindo esforços para limpar a cidade e dar assistência aos atingidos. Foi anunciado a suspensão do Festival Baobá – Pretas Tradições, que seria realizado neste final de semana, devido à gravidade do que aconteceu em João Monlevade e e também devido à previsão de novas tempestades para o final de semana. 

Defesa civil

Se você mora em área de risco, a qualquer sinal de perigo saia de casa, avise os vizinhos e contate a Defesa Civil pelo telefone  9 9361-0131.