Acessibilidade
A+
A-
Contraste
Retornar acessibilidade

Comissão da Prefeitura debate ações do período chuvoso com a comunidade

 

Publicado em: 10/11/2022 10:08

Whatsapp

 

Executivo se reúne com centenas de moradores dos bairros Santa Cruz e Centro Industrial

 

A Comissão de Sistematização e Orientações Normativas da Prefeitura de João Monlevade, formada para planejar ações para a chegada do período chuvoso, realizou reuniões com os moradores dos bairros Santa Cruz e Centro Industrial nesta semana.

Denominadas de Encontro de Orientações Socioassistenciais em Contexto de Emergência e Calamidade Pública, as reuniões aconteceram na noite da última terça-feira (8), no campo do Industrial, com os moradores do bairro Santa Cruz e na noite de quarta-feira (9), no antigo Hotel Cassino, contemplando os moradores do Centro Industrial. As reuniões contaram com a participação efetiva da população, com mais de cem moradores comparecendo aos encontros.

Na ocasião, foram apresentadas as ações do Executivo em relação ao período chuvoso, informações da Defesa Civil e sobre vacinação e as comunidades foram ouvidas. Participaram do encontro representantes das secretarias municipais de Assistência Social, Saúde, Obras e Serviços Urbanos, Assessoria de Governo, Defesa Civil, Procuradoria Jurídica e Assessoria de Comunicação.

De acordo com a secretária municipal de Assistência Social, Marinete Morais, as reuniões são de extrema importância e vão de encontro a um dos objetivos da comissão, que é consolidar ações através do diálogo com a comunidade. “Temos que pensar e agir juntos. Essa é a perspectiva e proposta da comissão do Executivo, construir com a comunidade, executando um trabalho conjunto. Temos que agir juntos e com responsabilidade, a médio, longo e curto prazos, para otimizar o nosso trabalho em um momento tão importante. Temos que propor respostas contínuas à resolução dos problemas e envolver diversos atores”, destacou.

Representando a Assessoria de Governo do Executivo, José Gomes de Araújo Filho ressaltou que a Prefeitura não tem medido esforços para planejar e executar ações para o período chuvoso e evitar ao máximo os transtornos para a população. Todos sabem das limitações e burocracias que envolvem o poder público, sendo assim, cientes disso, estamos nos preparando e planejando as ações para evitarmos problemas e para que possamos agir com eficácia. E dentro desse planejamento, além de orientar, ouvir a população é de fundamental importância para o sucesso das iniciativas. Também temos que salientar que diversas ações preventivas têm sido feitas pelo Executivo, como a limpeza de córregos, bueiros, bacias e de mais de 2.300 bueiros”, afirmou.

Em reuniões anteriores, a Comissão apresentou um Modelo de Plano de Ação, com 16 iniciativas envolvendo diversos setores da Prefeitura. Também foram constituídos e organizados três subgrupos, separados em áreas, sendo elas: Abrigamento, Operacional e de Sistematização Legal. Nos encontros também foram sugeridos e discutidos vários locais que podem servir de abrigos para famílias que possam ficar desabrigadas em virtude das chuvas e de possíveis enchentes do rio Piracicaba, além das formas de distribuição de alimentos e donativos.