Nova UBS reforça compromisso da Prefeitura com a Saúde do município

 

Publicado em: 08/11/2022 08:49

Whatsapp

 

Nova UBS reforça compromisso da Prefeitura com a Saúde do município

Melhora da Atenção Primária em Saúde é uma das prioridades da atual gestão

A inauguração da Unidade Básica de Saúde (UBS), Dr. José Nelson Fagundes reforça o compromisso da Prefeitura com o bem estar da população, mas principalmente em melhorar a Atenção Primária à Saúde, uma das prioridades da atual administração municipal.

A nova unidade foi entregue à população em cerimônia realizada no sábado (5), no bairro Novo Cruzeiro. Durante a solenidade, o atual governo enfatizou que sem saúde não se faz nada, não se planeja, não se constrói e não se executa nada, por isso a importância da construção. Embora a pandemia tenha afetado algumas obras da Prefeitura, a UBS recebeu atenção especial para que os trabalhos não fossem paralisados.

Melhora da Atenção Primária

A secretária municipal de Saúde, Raquel de Souza Paiva Drumond, comentou o porquê de investir na Atenção Primária à Saúde. “Nós entendemos que tudo começa na Atenção Básica. É na Atenção Básica que vamos resolver 80% dos problemas da Saúde. É com Atenção Básica forte e robusta que vamos desafogar a portaria do Hospital Margarida”, argumentou.

Presente na solenidade, o diretor da Gerência Regional de Saúde, Maurício Geraldo Marques, destacou que as mudanças nos índices da Atenção Primária de João Monlevade já são visíveis. “Havia uma cobertura muito baixa aqui no município. Hoje essa cobertura já está acima de 70%. Pelo envolvimento da equipe e da gestão, João Monlevade chegará a 100% rapidamente”, enfatizou.

A nova unidade de Saúde recebeu o nome do médico Dr. José Nelson Fagundes fundador do laboratório Carlos Chagas. A homenagem foi uma iniciativa da Câmara Municipal. O presidente da Câmara, vereador Gustavo Maciel (Podemos), falou sobre o assunto. “José Nelson é um grande homem aqui na cidade. É uma homenagem muito válida. Fico muito feliz tenha sido aprovada”, pontuou.

A viúva do homenageado, Maria do Carmo Alvarenga Fagundes, que participou do descerramento da placa de inauguração, expressou o sentimento da família. “Achamos maravilhoso e ele gostava demais da população de João Monlevade, torcia pela cidade. Acredito que ele deve estar muito feliz” resumiu.

Moradora de um dos sete bairros que serão atendidos pela unidade, a dona de casa Maria Imaculada Ferreira, disse que realizou um sonho. “Eu moro aqui há 47 anos e sempre desejei morar perto de um posto de saúde e de uma igreja. Já tem 27 anos que eu moro perto da igreja São Judas Tadeu e agora veio o posto. Fico muito feliz com isso e muito alegre”, comemorou.

Também prestigiaram a inauguração vereadores, ex-vereadores, secretários de governo e servidores das diversas secretarias municipais. O vigário episcopal Padre Marco José de Almeida abençoou a nova unidade e o evento foi encerrado com uma apresentação do grupo musical Tambores do Morro.