Prefeitura promove mais atividades do “Setembro a Setembro”

Publicado em: 08/11/2022 07:23

Saúde Mental

Prefeitura promove mais atividades do “Setembro a Setembro”

A Prefeitura de João Monlevade, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, realizou uma série de atividades sobre saúde mental durante o mês de outubro, em função do projeto “De setembro a setembro - Vamos conversar sobre Saúde Mental?”. O objetivo do programa é desenvolver ao longo do ano diversas ações para a prevenção ao suicídio indo além do mês de setembro, data em que esse tipo de campanha é intensificada.

De iniciativa da divisão de Saúde Mental, o trabalho ocorre de forma intersetorial, envolvendo as secretarias de Saúde, de Assistência Social e de Educação. Cada mês o projeto apresenta uma temática diferente. Em outubro, as atividades tiveram como tema “Vamos conversar sobre a Arte de Brincar?”.

Atividades

As ações tiveram início no dia 10, Dia Mundial da Saúde Mental. Na data, foi promovido no Sesamo - Centro de Atenção Psicossocial (Caps II) um café da manhã, com uma roda de conversa com os usuários do serviço e seus familiares. No dia 14 foi comemorado o Dia das Crianças no Sesamo Infantojuvenil, com brincadeiras e lanche.

No dia 18, ocorreu mais uma edição do Fórum Intersetorial de Saúde Mental da Infância e Adolescência, com a presença da Assessoria de Governo, do Centro de Referência de Assistência Social (Cras), do Centro de Referência Especializada de Assistência Social (Creas), Secretaria de Educação, incluindo as equipes de psicologia e assistência social da Educação do município e do Estado, e o Sesamo IJ.

No dia 19, a coordenadora da Divisão de Saúde Mental, Eliana Bicalho Ferreira de Almeida proferiu palestra no HiperComercial Monlevade. Já no dia 20 foi comemorado os 32 Anos do Sesamo/Caps II, com café da manhã, bolo de aniversário e um retorno às brincadeiras de infância.

No dia 25, a divisão de Saúde Mental ministrou palestra no auditório da Prefeitura durante um curso de capacitação para servidores da Atenção Primária à Saúde (APS), a convite da Vigilância em Saúde.

Educação

Ainda no mês de outubro, foram realizadas ações em diversas escolas. Na Escola Eugênia Scharlé alunos do quarto ano participaram de atividade com intuito de promover vínculos e reflexões sobre respeito.

Na Escola Municipal Cicinha Moura, uma dinâmica tratou do respeito as diversidades e a autoestima como pilares no processo de minimização do bullying no ambiente escolar. Na Escola Municipal Israel Pinheiro (Emip), um momento de troca e reflexões, proporcionou aos alunos uma maior aproximação entre eles.