Prefeitura inaugura nova UBS do Novo Cruzeiro no próximo dia 5

 

Publicado em: 27/10/2022 17:23

Whatsapp

 

Prefeitura inaugura nova UBS do Novo Cruzeiro no próximo dia 5

Unidade de saúde vai atender mais de dez mil pessoas

A Prefeitura de João Monlevade inaugura no dia 5 de novembro (sábado) a Unidade Básica de Saúde (UBS) Dr. José Nelson Fagundes, localizada no bairro Novo Cruzeiro.

A solenidade terá início as 9h e estão programadas diversas atividades no local até as 13h, em comemoração à entrega da obra. Haverá brinquedos para as crianças, vacinação e testes rápidos para HIV, Hepatite B e C.

A unidade terá três equipes de Estratégia em Saúde da Família (ESF), sendo uma delas a recém-criada ESF do Planalto, que em breve será completada com Agentes Comunitários de Saúde (ACS). Também atenderão na UBS, três clínicos, um pediatra e um ginecologista.

Compõe a estrutura física duas salas de reunião, seis salas de procedimentos de  enfermagem (curativo, medicação, triagem, observação e vacina) e 11 consultórios, sendo que quatro deles, futuramente, vão abrigar atendimento odontológico. 

Com 726,43 metros quadrados de área construída, o prédio também possui ampla recepção, um banheiro feminino e outro masculino para os usuários da unidade, dois banheiros para funcionários, sala para os agentes comunitários e área externa para atividades coletivas de prevenção e promoção à saúde.

UBS Novo Cruzeiro continua funcionando
A nova unidade vai atender sete bairros: Novo Cruzeiro, Santa Cecília, Estrela D’Alva, 1º de Maio, Planalto, Corumbiara de Vanessa e Nova Monlevade. Com a inauguração, a Prefeitura pretende não só prestar um melhor atendimento em Saúde à população dessas comunidades, como também desafogar a antiga UBS do Novo Cruzeiro que continuará funcionando, porém com mais conforto para pacientes e servidores. 

Dr. José Nelson Fagundes
O nome da nova unidade de saúde é uma homenagem ao médico Dr. José Nelson Fagundes. Fundador do Laboratório Carlos Chagas, uma referência na cidade e região, José Nelson foi diretor do laboratório do Hospital Margarida onde implantou uma das primeiras Comissões de Combate à Infecção Hospitalar no Estado de Minas Gerais. Em meados dos anos de 1990, entrou para a política e foi vice-prefeito de João Monlevade, no terceiro mandato de Germin Loureiro (Bio), pelo PMDB. Dr. José Nelson faleceu este ano, no dia 29 de abril, data em que se comemora a emancipação político-administrativa do município de João Monlevade.