Empresários reagem positivamente à emissão de Certidão Negativa online

Publicado em: 11/10/2022 14:30

Iniciativa da Prefeitura é fruto do trabalho da Comissão de Desburocratização da Câmara Municipal e reduz custos para os contribuintes

Empresários de João Monlevade reagiram positivamente à iniciativa da Prefeitura em emitir a Certidão Negativa de Débitos Municipais (CND) no formato online. Agora, a certidão pode ser retirada, gratuitamente, pelo site oficial do Executivo, o www.pmjm.mg.gov.br ou pelo aplicativo Conecta Monlevade.
Profissionais ligados ao setor contábil se manifestaram positivamente em relação à novidade. De acordo com o contador Sérgio Luiz Dias Soares, da Contabilidade Alfa, a agilidade no processo é o grande ganho da emissão da CND online. Segundo ele, em dois dias a empresa gerou três certificados. “Antes da implantação do serviço, demoraria três dias para fazê-lo. Hoje, com dez minutos isso é possível”, destacou.
Sérgio ainda explica que a facilidade do sistema beneficia a todos: a contabilidade, que não necessita deslocar uma pessoa para fazer o serviço; o cliente, que tem sua solicitação atendida com maior rapidez e a Prefeitura, que consegue agilizar demandas internas.
O contador da Mota & Vasconcelos Contabilidade, Gustavo Vasconcelos, afirmou que o mais importante da emissão digital é a praticidade, além da eliminação do custo da taxa de expediente. “Vai de encontro com a necessidade do contribuinte, que deseja cada vez mais tudo a tempo e hora na palma da sua mão. Acredito que essa nova proposta da administração municipal só tem a trazer bons frutos não só para os contribuintes, mas também para os usuários dessas informações, sobretudo as contabilidades”, disse. Em relação ao uso da ferramenta na prática, Gustavo atesta que realizou a solicitação da certidão e teve acesso de forma instantânea.
A servidora do setor de Administração de Tributos Imobiliários, Cíntia Helena Ângelo, também acredita na melhoria da fluidez interna. “A disponibilização desse serviço online vai possibilitar focar em outros atendimentos, como a emissão de nota fiscal eletrônica e do alvará de localização e funcionamento”, declarou.

Comissão de Desburocratização

A Comissão Especial de Desburocratização e Transformação Digital dos Serviços Públicos de João Monlevade tem se empenhado desde o início do ano para agilizar processos e serviços oferecidos à população.
Composta pelos vereadores Bruno Cabeção (Avante), Revetrie Teixeira (MDB), Fernando Linhares (União Brasil), Gustavo Prandini (PTB) e Pastor Lieberth (União Brasil), a comissão discute ações que contribuam para simplificar os processos nos órgãos públicos, gerando praticidade, conforto e economia aos munícipes.
Após a realização de diversas reuniões com representantes do Procon Municipal, da Secretaria Municipal de Fazenda e Procuradoria Jurídica, os membros da comissão se empenharam e cobraram providências das empresas de tecnologia para a unificação do sistema que agora permite a consulta e a emissão da CND online.
Além dessa praticidade, os parlamentares conquistaram, junto à administração municipal, a implantação do APP Conecta Monlevade e a isenção do Certificado Digital para Microempreendedor Individual (MEI).
“O trabalho dos vereadores é de excelente valia. É o que todos nós esperamos. Quanto mais agilidade e menos burocracia para aquele contribuinte que tem suas contas em dia, que arca com seus impostos, melhor. Isso é excepcional para o município e vai impactar positivamente para todo mundo”, ressaltou o contador Sérgio Luiz.
Para a comissão, o apoio e a parceria do Executivo têm sido fundamentais para o avanço dos trabalhos. Além da contribuição do corpo técnico da Prefeitura, que não tem medido esforços para auxiliar e levantamento das principais demandas do cidadão.