Prefeitura de João Monlevade apresenta balanço financeiro em audiência pública

Publicado em: 04/10/2022 08:07

A Prefeitura de João Monlevade, através da Secretaria Municipal de Fazenda, realizou uma Audiência Pública na tarde da última sexta-feira (30) para a apresentação dos Relatórios Resumidos de Gestão Fiscal e Execução Orçamentária referentes ao 2º Quadrimestre do exercício de 2022.

A audiência, que aconteceu no Plenário da Câmara Municipal, foi conduzida pela Comissão de Finanças e Orçamento do Legislativo, presidida pelo vereador Belmar Diniz (PT), que mediou o evento. O balanço financeiro do segundo quadrimestre do ano, referente aos meses de maio, junho, julho e agosto, foi apresentado pelo secretário municipal de Fazenda, Adilson Arlindo Carlos. A demonstração do balanço é estabelecida pela Lei de Responsabilidade Fiscal e ocorre no final dos meses de fevereiro, maio e setembro. De acordo com o secretário, as finanças do Executivo continuam em equilíbrio e todos os compromissos financeiros, como o pagamento de fornecedores e de pessoal, estão em dia. Além disso, Adilson afirmou que a Prefeitura previa arrecadar no segundo quadrimestre pouco mais de R$ 33 milhões da receita tributária. Contudo, o valor arrecadado foi de R$40.530.394,41. “Um dos fatores que contribuiu para este aumento foi o Imposto Sobre Serviços de Qualquer Natureza, o ISSQN, pago por empresas e profissionais autônomos sobre a prestação de serviços. A expectativa é que esse valor aumente nos próximos meses, à medida que for concretizando a expansão da ArcelorMittal Monlevade”, destacou o secretário.

Adilson ainda lembrou que através de recursos próprios o Executivo tem investido em várias ações, como, por exemplo, na construção da Ponte no Santa Cruz, manutenção da Casa de Apoio em Belo Horizonte, Tarifa Zero, entre outros.

Logo após a explanação do secretário, os participantes do encontro puderam fazer perguntas e esclarecer dúvidas sobre os números apresentados. A Audiência foi transmitida no formato online, através do Youtube e contou com as presenças da controladora interna do Executivo, Angélica Drumond, da tesoureira Karine César e dos vereadores Bruno Cabeção (Avante), Gustavo Prandini (PTB) e Thiago Titó (PDT