Projeto de robótica da Emip é premiado em Jornada de Tecnologia

Publicado em: 29/09/2022 09:14

O projeto de robótica da Escola Municipal Governador Israel Pinheiro (Emip) foi premiado durante a I Jornada Itajubense e Itabirana de Ciência, Tecnologia e Educação em Itabira.  Os alunos do sétimo ano da escola, Maria Fernanda Silva Dias e Arthur Gomes Araújo, apresentaram o projeto durante o evento sob a coordenação do professor de matemática e idealizador da robótica na escola, Hailisson Rodrigo Ferreira.

De acordo com o professor, a participação na Jornada Científica foi uma grande oportunidade para apresentar o projeto para outras pessoas, escolas, empresas e para a Universidade. Segundo ele, essa premiação é uma recompensa por um trabalho de dois anos juntamente com a direção da Emip, alunos, pais e responsáveis.

Como metodologia ativa de aprendizagem, a robótica educacional tem como objetivo formar alunos mais proativos que assumam a responsabilidade por seu processo de aprendizado. Sobre isso, Hailisson comenta que o intuito do projeto é fazer a diferença na vida dos alunos e da comunidade. “Sempre buscamos colocar os estudantes como protagonistas da aprendizagem”, destaca.

A aluna Maria Fernanda é a prova do quanto o projeto pode agregar mais conhecimento além das matérias do dia a dia da escola. Ela é uma das mais empolgadas com a robótica e participa de todas as aulas, inclusive aos sábados. “Desde que conheci a robótica, aprendi inúmeras coisas e não somente eu, mas outros alunos também. Muitas coisas que eu achava que não conseguiria fazer, hoje eu consigo. As aulas são incríveis e divertidas e aprendemos demais”, comenta.

Robótica na escola - Durante as aulas de robótica, os alunos aprendem noções básicas e montam peças dos componentes de um robô, fazendo com que ele execute missões pré-determinadas.

O projeto deu seu ponta pé inicial em abril de 2021e tem levado os alunos a participarem de torneios, mostras e olimpíadas sobre programação e robótica. No ano passado, eles foram a única equipe monlevadense e a única de uma escola municipal brasileira a integrar a exposição durante a Mostra Nacional de Robótica.

As atividades dessa tecnologia na escola também contam com o apoio do projeto de extensão do Instituto de Ciências Exatas e Aplicadas (Icea) da Universidade Federal de Ouro Preto (Ufop), pelo grupo Locobots.