Prefeitura de João Monlevade debate coleta de lixo em Audiência Pública

Publicado em: 29/09/2022 08:27

Secretarias de Serviços Urbanos e de Meio Ambiente esclarecem sobre o tema na Câmara Municipal

A Prefeitura de João Monlevade participou, na manhã da última terça-feira (27), de uma Audiência Pública na Câmara Municipal sobre os serviços de coleta de lixo no município. O secretário municipal de Serviços Urbanos, Marco Antônio Penido Simas e o de Meio Ambiente, Samuel Domingos da Silva, esclareceram diversas questões sobre o tema, assim como os representantes da empresa prestadora de serviços de coleta de lixo doméstico, Liarth, de coleta de entulhos e resíduos de capina e poda, Pontes de Minas e da Associação dos Trabalhadores de Limpeza e Matérias Recicláveis de João Monlevade, Atlimarjom.

A Audiência Pública foi proposta pelo vereador Revetrie Teixeira (MDB), que conduziu os trabalhos e contou com a participação dos vereadores Belmar Diniz (PT), Bruno Cabeção (Avante), Fernando Linhares (União Brasil), Marquinhos Dornelas (PDT) e  Pastor Lieberth (União Brasil).

De acordo com o secretário de Serviços Urbanos, Marco Antônio Penido, o “Marcão”, o maior entrave da coleta de lixo na cidade acontece nas segundas-feiras, já que não há coleta aos domingos e, mesmo assim, muitas pessoas colocam seus lixos na porta nesse dia. “Com isso, há o vandalismo e o problema com cachorros e outros animais, que vasculham os lixos. A falta de conscientização é um dos grandes problemas. Nunca o município teve uma estrutura como agora, com equipamentos apropriados. Em suma, o serviço de coleta em João Monlevade está sendo bem realizado”, afirmou.

O secretário de Meio Ambiente, Samuel Domingos, frisou que é preciso realizar um intenso trabalho de conscientização para que a população descarte seu lixo de forma adequada e ajude a minimizar os problemas da coleta. “Existem muitos vícios naturais na população que tem se mantido e até aumentado. E é o que tem acontecido em alguns pontos críticos, como em áreas de conservação permanente e em córregos, por exemplo. Podemos afirmar que o município tem elaborado e executado muitas ações importantes e positivas nesse sentido. Inclusive, pretendemos aumentar a coleta seletiva em João Monlevade e estendê-la para todos os bairros, esse é um assunto já discutido com o prefeito e um dos nossos objetivos”, destacou.

Já os funcionários das empresas que realizam a coleta de lixo doméstico na cidade relataram sobre os principais problemas no dia a dia do serviço. De acordo com eles, inclusive na opinião de coletores (garis) que estavam presentes ao encontro, o grande problema atual é o descarte inadequado de lixo, em locais e horários que dificultam a coleta. Além disso, há locais e ruas de difícil acesso, onde os caminhões não conseguem chegar.