Acessibilidade
A+
A-
Contraste
Retornar acessibilidade

DAE dá início à Sipat com foco em ações de segurança preventiva

 

Publicado em: 14/09/2022 16:32

Whatsapp

 

Durante toda a semana serão realizadas palestras e outras atividades voltadas aos servidores

O Departamento Municipal de Águas e Esgotos de João Monlevade (DAE) deu início nesta segunda-feira (12), à sua Semana Interna de Prevenção de Acidentes do Trabalho (Sipat). O evento vai até sexta-feira (16), com ações diversas e palestras no anfiteatro do Centro Educacional, a partir das 7h. Com o tema “Semear a segurança para colher qualidade de vida”, o primeiro dia da Sipat teve como foco principal a segurança preventiva dos colaboradores.

Logo na abertura, o assunto foi apontado pelo diretor da autarquia, José Afonso Martins. “Segurança é nosso primeiro carro chefe. Não só a segurança relacionada ao trabalho, mas sim a preventiva que cada um de nós precisa fazer para exercer as atividades do dia a dia” destacou. O presidente da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (Cipa), Lucas Bicalho, endossou a fala do diretor e reforçou a importância de todos desenvolverem cada vez mais comportamento seguro seja em casa, no trânsito ou no desempenho do ofício. “Que façamos sempre análises preliminares de risco para que de fato o comportamento seguro seja aplicado em todo lugar”, falou.

O chefe de gabinete, Geraldo Giovani Silva, e a engenheira de segurança do trabalho, Renata Aparecida de Freitas, também participaram da abertura da Sipat.

Palestras

A primeira palestra da Sipat foi conduzida pela engenheira de segurança do trabalho Izabela Freitas. Os temas abordados foram Equipamentos de Proteção Individual (EPI) e doenças no trabalho. A profissional reforçou a necessidade do uso correto dos EPIs, bem como a atenção com a vida útil deles. “Temos que ter a consciência de que tudo é para segurança do trabalhador”, frisou.

Nesta terça-feira (13), haverá palestra sobre primeiros socorros e prevenção contra incêndios. No dia 14, os temas abordados são alcoolismo, tabagismo e segurança no trânsito. No dia seguinte, saúde mental, qualidade de vida, saúde do homem e da mulher serão o foco. Já na sexta-feira (16), para finalizar a Sipat, alimentação saudável e a palestra motivacional “Estar de bem com a vida, é voltar em segurança para sua família”.