Dia da Árvore é comemorado com plantio de mudas, curso e blitz educativa

Publicado em: 14/09/2022 16:26

Para comemorar o Dia da Árvore, celebrado em 21 de setembro, a Secretaria Municipal de Meio Ambiente promove plantio de mudas, curso e blitz educativa do dia 21 a 23 com foco na sustentabilidade e conscientização da população para a importância do verde no meio urbano.

Para marcar a data, o Ipê Amarelo foi o escolhido como símbolo. A escolha, segundo o secretário municipal de Meio Ambiente, Samuel Domingos, faz alusão ao Setembro Amarelo, mês da campanha de prevenção ao suicídio. “Acreditamos que um meio ambiente em que a árvore está presente é uma forma de aproximação da natureza e, esse contato, é uma forma de prevenção a depressão”, explicou.

A primeira ação para comemorar o Dia da Árvore é a realização do Curso de Agroecologia. A capacitação é promovida pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) e vai do dia 19 a 23 de setembro, de 8h as 17h, no Viveiro Municipal. Podem participar interessados com mais de 18 anos. As inscrições para o curso devem ser feitas na plataforma Sympla (encurtador.com.br/jsA69).

No dia 20 está previsto o plantio de mudas de árvores nas sedes das escolas da cidade. Trinta instituições de ensino foram convidadas a realizar o plantio. Já no dia 21, a partir das 8h30, estudantes plantam mudas de Ipês Amarelos no Parque do Areão. Na mesma data, de 14h as 16h, será realizada blitz educativa na praça do Lindinho, com distribuição de lixocar, sementes de Ipê Amarelo e instrução para o plantio da árvore.

Para fechar as atividades, no dia 22, na nascente do bairro Cidade Nova será realizada a finalização do plantio de mudas na área de preservação permanente. O local ganhará 167 novas árvores nativas.

Data: 19 a 23 de setembro

Local: Viveiro Municipal