Psicólogas e assistentes sociais integram a rede de Educação de João Monlevade

Publicado em: 09/09/2022 16:33

Escola humanizada
Psicólogas e assistentes sociais integram a rede de Educação de João Monlevade

A rede municipal de Educação de João Monlevade conta com novos profissionais que vão  atuar diretamente com os estudantes, professores e toda comunidade escolar. Foram contratadas, por meio de processo seletivo simplificado, três psicólogas e três assistentes sociais para realizar o trabalho psicossocial nas escolas.

Em maio, foi assinada a lei  nº 2460/2022 que acrescenta esses profissionais no quadro permanente de servidores da Prefeitura. A contratação regulamenta a lei federal 13.935/19, que institui que as redes públicas de educação básica devem contar com esses serviços.

Segundo a Secretária municipal de Educação, Maria do Sagrado Coração Rodrigues, o grupo foi dividido em três duplas que serão responsáveis por desenvolver ações que visam a melhoria da qualidade do processo de ensino-aprendizagem na educação infantil e no ensino fundamental.  “Além disso, a equipe vai nos auxiliar a tratar temas como bullying, racismo e preconceitos de qualquer espécie para que haja na escola o respeito à diversidade e a inclusão, colaborando na abordagem psicossocial”, destaca.

Para a assistente social Cléa Magna e para a psicóloga Marcela Correa Borges,que foram direcionadas para atuarem nos Centros de Educação Municipal Infantil (Cemei´s), o trabalho tem sido instigante e repleto de possibilidades. “É com grande prazer que estamos compondo esta equipe pioneira nos Cemei´s de João Monlevade”, disse Cléa.

Também integram a equipe psicossocial da Secretaria Municipal de Educação as assistentes sociais Iula Pereira e Elizabeth Toneli, bem como as psicólogas Cibele Silva e Susan Monteiro dos Santos.