Prefeitura de João Monlevade recebe melhor nota da história em avaliação do TCE-MG

Publicado em: 12/08/2022 10:13

João Monlevade recebeu a Avaliação de Gestão B do Tribunal de Contas do Estado de Minas Gerais (TCE-MG) em 2022. A nota, a mais alta da história do município, foi baseada nos índices alcançados em 2021 pela atual administração. João Monlevade saltou dos piores índices em avaliações anteriores, como a realizada em 2020, no último ano da administração municipal passada, quando recebeu nota C, para os mais altos da região. A classificação é feita pelo programa Lupa de Minas – Transparência para o Controle Social, do TCE-MG. O índice classifica o município com administração Efetiva e é, juntamente com as cidades de Nova Era e Bom Jesus do Amparo, a maior nota da região do Médio Piracicaba.

De acordo com a controladora interna da Prefeitura de João Monlevade, Angélica Drumond, a melhoria no Índice de Avaliação da Gestão Municipal se deu em função do envolvimento de todos os setores e, principalmente, da liberdade para o desenvolvimento do trabalho na atual administração. “O trabalho sempre é feito com transparência e ética, simplificando os processos e unindo esforços para um bem comum, que é cuidar das pessoas. Os desafios sempre estarão presentes na gestão pública, mas cabe a cada um fazer a sua parte com eficiência e zelo para que tenhamos resultados como esse. Este resultado nos enche de alegria, pois nos dá certeza que estamos no caminho certo para uma gestão eficiente”, afirma Angélica.

Gestão Municipal

A Avaliação de Gestão do Município é calculada pelo Índice de Efetividade da Gestão Municipal (IEGM), uma ferramenta de diagnóstico que visa avaliar a efetividade da gestão administrativa das prefeituras. Ele é composto por sete indicadores envolvendo boas práticas nas temáticas de Educação, Saúde, Planejamento, Gestão Fiscal, Meio Ambiente, Proteção das Cidades e Governança da Tecnologia da Informação. Os dados são coletados anualmente por meio de questionários eletrônicos, utilizando-se de informações do exercício anterior.

Na Consulta de Índices do Lupa de Minas, o Índice Apurado A classifica o município com Descrição Altamente Efetiva, o B+ como Muito Efetiva, o B como Efetiva, o C+ como em Fase de Adequação e o índice C como um município com Baixo Nível de Adequação.

Os demais municípios do Médio Piracicaba, entre eles Itabira, o maior da região, obtiveram a nota C na avaliação do TCE-MG.