Dia da Mulher Negra é celebrado com palestra sobre empoderamento e luta contra o racismo

Publicado em: 03/08/2022 08:34

O Dia Nacional de Tereza de Benguela e da Mulher Negra no Brasil foi comemorado pelo  Conselho Municipal dos Direitos da Mulher Monlevadense (Codemm) na  última sexta-feira (29) em evento realizado no Centro Comunitário do Bairro Cruzeiro Celeste. O encontro, que contou com o apoio da Prefeitura de João Monlevade, teve como objetivo construir diálogos sobre empoderamento e a luta contra o racismo. Mulheres que integram conselhos municipais da cidade, bem como de movimentos populares participaram do evento.

Segundo a presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher, Imaculada Marcelino Ferreira (Maku), o encontro reforçou a luta histórica das mulheres negras. “Vozes de Tereza de Benguela e muitas outras, ecoam nas manifestações de movimentos de mulheres e na luta por nossos diretos”, disse.

A pedagoga e secretária municipal de Assistência Social, Marinete Morais fez uma análise da realidade da mulher negra brasileira.  “Temos uma história de preconceito e de discriminação muito grande no país. Precisamos falar dessa questão racial sempre que for necessário”, destacou Marinete.

História – Teresa de Benguela chefiou o Quilombo do Piolho ou Quariterê, em Guaporé, Mato Grosso. Ela assumiu o comando do local após a morte de seu marido, José Piolho. Líder guerreira no comando de um quilombo com mais de três mil pessoas, sua vida foi marcada por muita luta, inclusive por ter sido presa e se suicidado.

Veja em  https://fb.watch/eG5SMvnM5X/